TOM AMEAÇADOR

Estudante de universidade de Goiânia posta foto ameaçadora, com menção a massacre

Um estudante da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, do curso de Publicidade e Propaganda,…

Um estudante da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, do curso de Publicidade e Propaganda, publicou uma foto da sala de aula dizendo que estava se sentindo “nostálgico” com um massacre ocorrido nos Estados Unidos. O garoto estuda no Campus V, no Jardim Goiás, em Goiânia. A publicação foi feita nesta quinta-feira (9) e, na visão de outros alunos, pareceu ameaçadora.

A imagem foi postada nas redes sociais e mostrava uma sala de aula da PUC-GO vazia. O aluno parecia ser o único no local. Na legenda, ele escreveu: “Nostalgia #SHOOTER”, que em tradução livre significa ‘atiradores’.

A publicação também possuía a música “Pumped Up Kicks” de fundo. A canção faz referência ao massacre Columbine, ocorrido nos Estados Unidos, em 1999, que matou 12 pessoas e deixou outras 21 feridas.

De acordo com estudantes da universidade, essa é uma semana de provas e conclusão de semestre, em que a movimentação de alunos fica maior.

À reportagem, a PUC informou que “tomou providências para esclarecer a situação e cuidar das pessoas envolvidas΅, mas não respondeu quais foram as medidas tomadas. Além disso, não informou sobre o cancelamentou ou não das provas. Confira o pronunciamento completo no final da reportagem. 

A Polícia Civil informou que o caso não chegou a ser registrado para investigação, mas, uma viatura da corporação fez a segurança da universidade na manhã desta sexta-feira (10).

Foto com menção à massacre assustou estudantes

Ao Mais Goiás, o estudante do curso de direito, Gabriel Junqueira, disse que nunca imaginou passar por uma situação assim. Ele afirma que, apesar de não estudar na mesma sala do aluno que fez a publicação, a foto lhe causou insegurança. “Me falaram que ele [ estudante que publicou a foto ] era meio deslocado do restante da turma”.

A primeira atitude de Gabriel e outros estudantes foi procurar a reitoria da PUC Goiás. Porém, os alunos disseram não ter obtido nenhuma resposta.

“Eu e alguns amigos, assim que vimos a foto tentamos entrar em contato com a reitoria, porém não obtivemos sucesso. Até onde eu sei, a PUC não soltou nenhum comunicado oficial, mas disse que as aulas ocorreriam normalmente, devido ser a última prova do semestre, e que reforçariam a segurança da universidade”, afirma Gabriel.

Um outro aluno da universidade, que optou por não se identificar, disse que sentiu muito medo quando viu a publicação. “É como se ele quisesse dizer ‘olha, eu apoio isso. fiquem espertos’. Poxa isso é um assunto seríssimo contra a segurança dos alunos da instituição. Uma pessoa vê um massacre e posta como piada?”, questionou.

Pedido de desculpas

Estudante pede desculpas aos colegas de sala após postar foto com menção à massacre (Foto: Reprodução – Arquivo Pessoal)

De acordo com os alunos ouvidos pela reportagem, logo após o ocorrido, a universidade acionou os familiares do estudante que fez a publicação. Ele apagou a foto e pediu desculpas aos colegas através de uma mensagem em um grupo.

“Pessoal desculpa aí pela piada de mal gosto que eu fiz. Não imaginei que levaria essa consequência toda, por ingenuidade minha. Me desculpe de verdade, não quis preocupar ninguém. Nada vai acontecer. Eu nunca seria capaz de fazer algo absurdo como isso”, declarou o aluno.

Posicionamento da PUC

“A PUC Goiás, ao tomar conhecimento das postagens nas redes sociais, imediatamente tomou providências para esclarecer a situação e cuidar das pessoas envolvidas. Acreditamos que, enquanto instituição educacional, devemos estar sempre atentos e promover ações preventivas de cuidado e compreensão. Confiamos no diálogo e no respeito para a construção de relações saudáveis e seguras, nos ambientes físicos e digitais”.