Estudantes precisam atravessar rio a nado para chegar à escola
Estudantes do povoado Muquém, localizado no norte de Goiás, precisam atravessar rio a nado para…
Estudantes do povoado Muquém, localizado no norte de Goiás, precisam atravessar rio a nado para chegar até a escola. De acordo com os alunos da região, o problema começou no mês passado, depois que uma enchente destruiu a embarcação que transportava a população ribeirinha.
Para conseguir chegar à escola, os estudantes constroem balsas improvisadas, amarrando tábuas de madeira e utilizando galões para sustentar a estrutura. Para realizar a travessia, os alunos instalaram uma corda ligando as duas margens do rio, que eles utilizam para se equilibrar na balsa improvisada.
Cerca de 20 famílias são afetadas por esse problema. Alguns estudantes tem aulas à noite e precisam voltar para casa no escuro, além de ficarem expostos à animais peçonhentos, como cobras. Outro problema relatado pelos alunos foi a elevação do nível da água do rio durante o período de chuva.
Em nota à TV Anhanguera, a Prefeitura de Niquelândia, responsável pelo povoado, afirmou que deve restaurar e devolver o meio de transporte ainda este mês. A Prefeitura disse ainda que busca parceria com a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) para conseguir mais duas balsas.
Já a Agetop afirmou não ter responsabilidade sobre o rio e informou ainda não ter sido procurada para a possível parceria citada pela prefeitura.
Com informações do G1 Goiás