Estudantes reclamam do atraso no depósito do Passe Livre Estudantil do mês de março
O saldo que era pra ter sido depositado no décimo dia útil do mês ainda não foi realizado. A superintendência da Juventude se pronunciou
Estudantes universitários que dependem do Passe Livre Estudantil reclamam que o benefício relativo ao mês de março ainda não foi depositado obedecendo o prazo dos dez dias úteis estabelecidos pela Superintendência Estadual da Juventude, pasta da Secretaria de Estado de Governo (Segov). De acordo com a superintendência, o atraso foi motivado devido as questões internas de checagem das informações dos estudantes.
Marília Paiva, tem 32 anos, e é estudante do último período do curso de Jornalismo. Ela, que no momento não tem nenhuma renda, conta que não tem mais de onde tirar dinheiro para ir estudar, e que o problema nos atrasos do pagamento do passe livre é recorrente. No ano passado, ela entrou na justiça para tentar ser ressarcida devido aos atrasos e a quantidade de dinheiro que teve que pagar para ir para a universidade.
Uma outra estudante também reclama da situação: Aline Oliveira, 26 anos, disse que desde o semestre passado, quando ela começou a receber o benefício, nunca foi feito o depósito completo para o mês e que o prazo nunca foi obedecido.
“Hoje eu conto com a ajuda dos meus pais para ir para a faculdade, já que desde o semestre passado o saldo que caiu na carteirinha nunca foi para os 30 dias. Na primeira vez eu recebi apenas 3 viagens, no mês seguinte duas viagens. Desde janeiro eu estou sem saldo. Acredito que isso só beneficia a empresa do SitPass, já que nós estudantes não temos mais o benefício da meia passagem, e quando não recebemos o Passe Livre corretamente acabamos pagando o valor integral”, conta Alina.
Em nota a Segov informou que o problema deste mês se deu por conta desta questão de checagem nas informações dos estudantes que impediram que o crédito fosse efetivado no 10º dia útil do mês, que foi dia 14. Entre as checagens, a superintendência disse que estava o abatimento de créditos acumulados em mais de R$700 mil reais nas carteirinhas e também o cruzamento de dados de pessoas falecidas que não utilizam mais o benefício. Informou ainda que o pagamento do mês de março será realizado nesta sexta-feira (16) e na segunda-feira(19).