Ex-vereador de Minas Gerais é preso com 3,8 toneladas de maconha e fuzil
Droga estava escondida em meio a carga de aveia e grãos em carreta
O ex-vereador de Araguari (MG) Jander Souza Patrocínio, de 49 anos, foi preso transportando 3,8 toneladas de maconha, um fuzil, dois carregadores e 48 munições na BR-163, em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante ocorreu nesta quarta-feira (13).
A PRF diz que a droga estava escondida em meio a uma carga de aveia e grãos dentro de uma carreta. Após desconfiarem da quantidade do produto, que estava caindo do reboque, os policiais decidiram fazer uma vistoria e encontraram fardos de droga escondidos no veículo de carga.
Durante a abordagem, o ex-vereador relatou que recebeu a carga em Aral Moreira (MS) e que deveria entregá-la em Maringá (PR). Jander e a carga foram encaminhados para a Polícia Civil de Naviraí (MS). Segundo a PRF, foi apreendido 3.791 kg de maconha e 15,7 kg de skunk, além do fuzil, carregadores e munições.
Em depoimento, o suspeito disse que receberia R$ 20 mil para entregar a droga no destino final. O ex-vereador foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e posse de arma de fogo de uso restrito. O Mais Goiás não localizou a defesa de Jander Souza Patrocínio. O espaço está aberto.
Jander foi eleito vereador e exerceu o mandato de 2017 a 2020. Na eleição de 2020, o candidato não conseguiu se reeleger. Em agosto do ano passado, a Justiça de Minas Gerais determinou o bloqueio de R$ 260 mil do ex-vereador e da mulher dele. Conforme a investigação, Jander desrespeitou a lei de combate ao nepotismo.