Exames oftalmológicos são oferecidos gratuitamente, em Goiânia
O objetivo da ação é promover conscientização sobre o diabetes, que afeta cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil
No próximo sábado (23) será realizado o 4º Mutirão Oftalmológico do Paciente Diabético em Goiânia. Os atendimentos acontecem na Fundação Banco de Olhos de Goiás. Serão oferecidos, gratuitamente, exames especializados como o de fundo de olho e avaliação com nutricionista. O objetivo da ação é promover conscientização sobre o diabetes, que afeta cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil.
Além disso, o evento visa alertar sobre complicações como insuficiência renal, retinopatia diabética e edema macular diabético. Após a realização dos exames, os pacientes diagnosticados recebem orientação sobre como lidar com a doença e serão direcionados a tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação será realizada em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. A iniciativa é da Fundação Banco de Olhos de Goiás em parceria com o Programa De Olho No Diabetes.
Sobre o Diabetes
O diabetes é uma doença silenciosa, associada principalmente à herança genética. No entanto, também está relacionada ao estilo de vida. Os pacientes diagnosticados com a enfermidade apresentam deficiência na função do hormônio insulina.
Por se tratar de uma doença sistêmica, pode desencadear outras complicações como problemas renais e doenças oftalmológicas. Segundo o Programa De Olho no Diabetes, que existe desde 2018, diabéticos têm 60% mais chance de desenvolver catarata e 40% mais de desenvolver glaucoma. O tratamento, que é disponibilizado pelo SUS, se dá por meio de medicamentos e controle alimentar.
Serviço:
Data: 23/11/2019
Horário: 8h às 17h
Local: Fundação Banco de Olhos de Goiás
Endereço: Rua Couto de Magalhães, 50 – Jardim da Luz