Faeg critica comercial que sugere menos consumo de carne e banco tira vídeo do ar
Na peça publicitária, mulheres recomendam reduzir consumo de carne para ajudar o meio ambiente
A Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Goiás (Faeg) divulgou, nesta quinta-feira (30), uma nota em que repudia um comercial veiculado pelo Banco Bradesco. A peça publicitária tem três influenciadoras que incentivam a redução do consumo de carne bovina como uma das medidas para reduzir a emissão de carbono no planeta. O trio diz que a atividade pecuária “contribui para a emissão dos gases de efeito estufa”.
“A criação de gado contribui para a emissão dos gases de efeito estufa, então, que tal se a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?”, sugerem as três mulheres no vídeo.
Para a Faeg, a peça publicitária apresentou dados que levaram “a população à desinformação” sobre a atividade pecuária no país. O Bradesco publicou uma carta de retratação (veja abaixo) e tirou o vídeo do ar.
Veja abaixo a nota da Faeg:
“A Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Goiás (FAEG) tem como algumas de suas funções a defesa do setor e a instrução da sociedade quanto às atividades agropecuárias. Recentemente em uma campanha publicitária, o Banco Bradesco apresentou uma peça citando a atividade da pecuária repleta de dados que levam a população à desinformação.
Ao promover uma campanha sem considerar dados reais como o fato da pecuária no Brasil ser uma das que mais retém carbono, possuir uma das produções mais sustentáveis do mundo e que gera diversos empregos e renda, o Bradesco realizou um desserviço a todos que assistiram a referida peça.
Apesar das contínuas retratações por parte do Banco, esse tipo de atitude deve ser exemplarmente repudiada, pois o dano à imagem dos produtores não deve acontecer, já que sao os produtores que debaixo de sol e chuva, se qualificam para produzir mais com o menor impacto ambiental possível.
Aos produtores, nosso apoio, defesa e reconhecimento pelo trabalho desempenhado.”
Bradesco divulgou carta de retratação
Após a forte repercussão negativa da peça publicitária no setor pecuarista, o banco Bradesco retirou o vídeo do ar e divulgou uma carta aberta de retratação.
No texto, o banco diz que sempre apoiou “de forma plena o segmento do agronegócio brasileiro” e que o posicionamento das influenciadoras no vídeo em questão “não representa a visão” do banco. Veja a carta na íntegra:
“Carta aberta ao agronegócio brasileiro
Ao longo de seus quase 79 anos de história o Bradesco apoiou de forma plena o segmento do agronegócio brasileiro, estabelecendo parcerias sólidas e produtivas. Tal opção é baseada em sua crença indelével nesse segmento enquanto vetor de desenvolvimento social e econômico do país.
Contudo, nos últimos dias lamentavelmente vimos uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina, associadas à nossa marca.
Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina.
Pelo contrário.
O Bradesco acredita e promove direta e indiretamente a pecuária brasileira e por conseguinte o consumo de carne bovina.
Diante do ocorrido, medidas foram imediatamente tomadas incluindo a remoção do conteúdo de ambiente público, e, além disso, ações administrativas internas severas.
Dessa forma, reiteramos nossa lamenta pelo ocorrido e reforçamos mais uma vez nossa crença irrestrita na pecuária brasileira.”