EXAMES

Fake news provoca confusão e deixa pacientes sem atendimento na Carreta da Prevenção, no Hugo

De acordo com uma paciente que esteve no local, apenas 17 senhas foram distribuídas

Hugo confirma que vai à polícia por causa de fake news (Foto: Reprodução - Vídeo)

Os mais de 400 pacientes que se deslocaram à Carreta da Prevenção, fixada no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), para realização de exames contra câncer de mama e de colo uterino, nesta sexta-feira (28), reclamam que não há senhas suficientes para atendimento de todos. A unidade, por meio da assessoria de imprensa, confirma a emissão de apenas 17 senhas por turno. A quantidade é reduzida em razão da capacidade física da unidade móvel. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça que a confusão foi causada por fake news.

“A direção lamenta que a disseminação de fake news tenha provocado transgorno à população e reitera que os atendimentos permanecerão em tr~es turnos durante a permanência da carreta”, ressaltou a pasta, em nota divulgada à imprensa.

Desistiu do atendimento

Aline Tâmara Pereira, uma paciente que aguardou na fila, revelou ao Mais Goiás que mais de 400 mulheres estão no local, apesar da quantidade limitada de senhas. Ela disse ainda que saiu da Vila Brasília antes das 6h para ir realizar o teste, mas teve que voltar para casa porque não seria atendida.

“Eles disseram que eram apenas 17 senhas pela manhã e 17 na parte da tarde e só. Tem gente que falou que estava lá desde às 3h. Tem idosas na fila. É um descaso”, afirmou a paciente.

O portal entrou em contato com o Hugo, que revelou, por meio da assessoria, que a carreta tem um limite de atendimento de 17 exames de mamografia e citopatológicos por turno, em razão da estrutura do local. Os atendimentos ocorriam somente durante o dia, porém, diante da demanda, equipes também realizarão exames no período noturno .

Carreta da Prevenção

Segundo a diretora-geral da Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos, Ana Caribé, unidade à qual a Carreta da Prevenção está vinculada, o atendimento está liberado para a população que procurar a unidade. “Não precisa agendar e nem solicitar inclusão nos serviços de regulação. Basta ir munida de documentos pessoais que, estando dentro do protocolo de idade, será incluída na relação para fazer os exames”, explica.

34 atendimentos diários

Porém, em texto publicado há três dias no portal da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), ela também reforça a meta original de 34 atendimentos diários. “Temos uma meta de 34 atendimentos de mamografia e outros 34 de citopatológico por dia, inclusive à noite”, finaliza.

O horário de funcionamento da carreta é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto no feriado do dia 1º de maio. A unidade estará no local até 5 de maio.