Saúde

Falta de médicos continua nos Cais de Goiânia

Segundo a SMS, fechamento por falta de médicos plantonistas pode se estender a outras unidades de saúde


//

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que outras unidades de saúde de Goiânia podem ter o atendimento suspenso durante os finais de semana. No último sábado e domingo, o Centro Integrado de Assistência Médica Sanitária (Ciams) Jardim América e o Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Amendoeiras tiveram as portas fechadas por falta de médicos plantonistas.

Segundo a SMS, o fechamento das unidades é uma determinação do Ministério da Saúde para a segurança do paciente. Na semana passada, a secretaria já havia exposto a dificuldade em lotar profissionais aos finais de semana, sobretudo aos sábados à noite.

De acordo com Kátia Martins, diretora do Departamento de Gestão, Trabalho e Educação em Saúde (DGTES), a SMS ainda tenta lotar médicos convocados pelo último concurso. Do total de 454 médicos convocados, apenas 218 atenderam ao chamamento. Diante do problema, a DGTES solicitou prorrogação do concurso à Secretaria de Gestão de Pessoas.

As contratações também estão abertas por meio de credenciamento/contrato temporário. Segundo a SMS, até que as vagas sejam preenchidas, não há data específica para que ocorra uma total normalização. Ainda de acordo com a Secretária, além de tentar atrair os médicos com abonos e incentivos, está sendo iniciada a implantação da reestruturação da rede de urgência.

Atendimento normal

Ontem à tarde, o atendimento no Centro Integrado de Assistência Médica Sanitária (Ciams) Jardim América, em Goiânia, estava normal. No período da tarde,  quatro médicos faziam o plantão, três clínicos gerais e um pediatra. Até às 17h de ontem, 145 pessoas já haviam sido atendidas na unidade, número bem abaixo do normal para uma segunda-feira, quando a média de atendimento é de cerca de 250 pacientes.

Segundo funcionários do Ciams, a baixa demanda pode ser reflexo do fechamento ocorrido no fim de semana. Muitos pacientes ligaram na unidade antes para não perder a viagem.

Devido ao fechamento do Ciams Jardim América e do Cais Amendoeiras, algumas unidades de saúde tiveram o atendimento sobrecarregado. Deusdete disse que, na noite de domingo, no Cais da Vila Nova, a Guarda Municipal teve de ser acionado para acalmar os ânimos dos pacientes que aguardavam atendimento.

Leia a matéria completa no jornal O Hoje