TRAGÉDIA

Família de goiana que perdeu tudo após enchentes no RS faz campanha por doações

Liliane morava em Canoas há 6 anos

A casa da goiana, em Canoas, ficou completamente submersa: ela perdeu tudo (Foto: Reprodução)

A família da farmacêutica Liliane Rabelo dos Santos, 43 anos, decidiu organizar uma vaquinha para arrecadar recursos após ela, que é goiana, perder tudo em decorrência das enchentes que assolaram vários municípios do Rio Grande do Sul. Ela mora com o marido e o neném de um ano em Canoas, cidade afetada pelos temporais.  

Liliane foi para o Rio Grande do Sul há aproximadamente seis anos. Farmacêutica, ela foi tentar melhores condições de emprego. Lá, conheceu a pessoa que se tornou seu marido, Laudir Ribeiro da Silva, e teve um filho. Tudo ia bem até que as fortes chuvas começaram a cair sobre a região. As enchentes já deixaram um rastro de destruição e 77 mortes no Estado.

De acordo com a irmã de Liliane, Liliene Rabelo, a farmacêutica perdeu absolutamente tudo que tinha. A situação ficou mais dramática desde a última sexta-feira (3), quando o nível do temporal aumentou. “A casa em que ela morava, ficou completamente submersa, assim como o carro. Eles perderam tudo que conquistaram”, destaca ao Mais Goiás.

“Ela estava em Canoas, ficou ilhada, acabou energia. Ela até tentou recuperar as coisas, móveis, mas não deu”, conta Liliene, a irmã da farmacêutica. Sem bateria para os celulares, a goiana ficou incomunicável, o que aumentou consideravelmente o drama. Na manhã deste domingo (5), ela conseguiu fazer contato.

Em um áudio encaminhado pela goiana à irmã, ela revela como conseguiu traslado para a escola onde está agora com a família. “Eu saí só com a roupa do corpo. Perdemos o carro, tudo. A água chegou até o teto da nossa casa. Mas conseguimos passar para outra casa por meio da sacada dela. Ficamos lá até um barco vir nos transportar”, desabafou.

Liliene, destaca que, depois de dias de insegurança, agora a irmã está em um local seguro. “No local onde estão é possível dar banho no neném. Eles ainda não tomaram, mas o filho estava há três dias sem tomar banho. A gente espera que a chuva dê uma trégua até amanhã”, pontua.

Agora, a família está se organizando para conseguir recursos por meio de uma vaquinha e ajudar a Liliane a reconstruir a vida. As doações, a princípio, estão sendo feitas diretamente por meio de transferência Pix para a conta da irmã de Liliene: 62 8267-6289 (Liliene Rabelo dos Santos – NuBank). “A gente pede qualquer quantia, qualquer valor. Se não puder ajudar com recursos financeiros, pedimos ajuda na divulgação da ação. Qualquer que for a forma, já nos ajuda muito.”

De acordo com a Defesa Civil, 281 municípios foram afetados pela enchente histórica. Ao todo, há 8.296 desabrigados e 24.666 desalojados. O boletim do governo diz, ainda, que há 377.497 pessoas afetadas pela tragédia e 74 feridos.