PRECAUÇÃO

Familiares de paciente com suspeita de varíola dos macacos entram em isolamento, em Goiânia

A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) informou, nesta quarta-feira (29), que optou por isolar…

A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) informou, nesta quarta-feira (29), que optou por isolar duas pessoas que moram na mesma casa da mulher, de 43 anos, que está com suspeita de varíola dos macacos, na capital. De acordo com a pasta, essas pessoas não apresentam sinais e nem sintomas de contaminação. Mas estão isoladas e sendo monitoradas diariamente, como medida de segurança. Vale lembrar que o caso da mulher não está confirmado.

Em nota, a SMS disse que, além realizar testes para varíola dos macacos, também vai fazer o diagnóstico diferencial para outras doenças exantemáticas (aquelas em que a erupção cutânea é sintoma dominante). Após os resultados, serão tomadas as medidas necessárias.

Por enquanto, existe somente um caso suspeito no estado, que é justamente da moradora de Goiânia. O departamento de Vigilância em Saúde recebeu a notificação do caso no último sábado (25) e já realizou a coleta de material para exames.

A mulher está em isolamento e já apresentou sintomas como febre, lesões, ganglios inchados. Ela ainda informou aos médicos que teve contato com uma pessoa, moradora de outro município, que apresentava sinais semelhantes.

Os resultados dos exames, que vão confirmar se a paciente tem ou não a varíola dos macacos, ainda são aguardados. A expectativa é que fiquem prontos até sexta-feira (1º).

Segundo o Ministério da Saúde, são considerados suspeitos casos em que o indivíduo, a partir do dia 15 de março de 2022, tenha apresentado erupções cutâneas pelo corpo. Entre os sintomas, também estão a febre e o inchaço dos gânglios (linfonodos).

Outros 20 casos seguem em investigação nos estados do Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Paraná (3), Santa Catarina (2), Espírito Santo (1), Acre (1), Rio Grande do Norte (1), Minas Gerais (1), Goiás (1) e Distrito Federal (1).