Famílias de jovem de 17 anos e idoso de 65 autorizam doação de órgãos, em Anápolis
Ao todo, foram oito órgãos captados: rins, pâncreas, fígado e córneas. As doações serão feitas a pacientes de Goiás e São Paulo
As famílias de um jovem de 17 anos de idade e um idoso de 65 autorizaram a doação de órgãos, em Anápolis. Os dois eram pacientes do Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana) e foram diagnosticados com morte encefálica. Ao todo, foram oito órgãos captados: rins, pâncreas, fígado e córneas. As doações serão feitas a pacientes de Goiás e São Paulo.
A captação dos órgãos foi feita na última quinta-feira (28). O jovem doou os dois rins, o pâncreas, o fígado e as duas córneas. Já o idoso doou os dois rins. Segundo a Secretária Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), um rim, o pâncreas e o fígado foram doados a moradores de São Paulo. Os demais irão beneficiar goianos.
Segundo Katiúscia Freitas, gerente da Central de Transplantes da SES, a sensibilidade da família é essencial neste momento. “Somente com o ‘sim’ dos familiares é possível fazer a captação, por isso agradecemos aos familiares desses dois pacientes por permitirem que outras vidas sejam salvas com as doações”, diz.
Aumento de doações de órgãos em Goiás
As doações efetivas de múltiplos órgãos aumentaram em 40% nos últimos três anos em Goiás. Enquanto em 2016 foram 46 doações, nos primeiros dez meses de 2019 já foram 66. Os dados são da Gerência de Transplantes da SES.
Quanto aos transplantes, de janeiro a outubro, já foram realizados 769 procedimentos no Estado. Os mais realizados são os transplantes de córnea, que nesse período foram 465, seguido do transplante de ruins, que foram 174.