Famílias desalojadas ficarão em casas de conjunto habitacional em Pontalina, diz prefeitura
As quatro famílias de Pontalina que tiveram os imóveis interditados ficarão em casas do conjunto…
As quatro famílias de Pontalina que tiveram os imóveis interditados ficarão em casas do conjunto habitacional da cidade. Decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (6) após reunião entre os moradores, secretários e o prefeito da cidade. Desalojados ainda estão resistentes quanto a mudança, segundo a prefeitura. Residências foram interditadas temporariamente na tarde de domingo (5), pois correm risco de deslizamento.
A decisão foi tomada após a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do município realizar levantamento e constatar a disponibilidade de sete casas no conjunto habitacional da cidade. Os imóveis, conforme relata a assessoria da prefeitura, eram de famílias que não seguiram os critérios do programa e perderam as residências. Agora, quatro delas servirão de abrigo temporário para as famílias desalojadas, que viviam nas proximidades do Córrego Lava Pé. Ainda na noite de segunda (6), o Executivo local decretou estado de emergência.
Os imóveis interditados correm risco de deslizamento em caso de novo temporal, como o que ocorreu entre sexta-feira (3) e sábado (4) e acabou contribuindo para o rompimento de uma represa na fazenda São Lourenço de Guarirobas.
A prefeitura informou ainda que irá apurar, futuramente, se as casas foram construídas de forma irregular. A prioridade no momento é garantir abrigo seguro para as famílias até que as residências delas não estejam mais em risco. Ainda conforme a equipe, alguns moradores ainda possuem certa resistência por medo de perder os imóveis dos quais são proprietários.
O Mais Goiás questionou a prefeitura acerca da mudança das famílias e aguarda retorno. Este portal de notícias também tentou contato com o prefeito Milton Ricardo, mas as ligações não foram atendidas. Ele realiza, na manhã desta terça-feira (7), vistorias na cidade juntamente com o governador Ronaldo Caiado (DEM).
Estação elevatória de esgoto
Com as fortes chuvas no município entre sexta-feira (3) e sábado (4), que contribuíram para o rompimento de uma barragem na zona rural de Pontalina, o sistema de esgotamento sanitário da cidade foi afetado. Desde então, frentes de trabalho executaram um conjunto de ações de manutenção no sistema.
Às 19h desta segunda-feira (6), a estação elevatória final de esgoto voltou a operar normalmente. O quadro de comando, danificado pela inundação, foi substituído, bem como concluída a limpeza da área e a sucção de sedimentos nos dutos.
A força-tarefa dos serviços de operação segue mobilizada. E caso algum morador identifique vazamento de esgoto, a orientação é ligar na Central 0800 645 0115 para que técnicos possam ir ao local e desobstruir os poços de visita e as redes.