Famílias são retiradas de terreno em Aparecida de Goiânia
Cem famílias foram retiradas, na manhã desta quinta-feira (16), de um terreno localizado no Setor…
Cem famílias foram retiradas, na manhã desta quinta-feira (16), de um terreno localizado no Setor Virgínia Park, em Aparecida de Goiânia. De acordo com a Polícia Militar, duas pessoas foram presas, uma por desobediência e outra por incitação à violência.
O trabalho começou por volta das 6h de hoje. No início do mês, o juiz Hamilton Gomes Carneiro determinou a reintegração de posse e o uso de força policial, se fosse necessário. A ação foi proposta pelo proprietário do terreno, que faz parte de uma fazenda.
Segundo a polícia militar, tirando as duas prisões citadas, o restante do processo correu tranquilamente e terminou por volta das 10h. Por se tratar de espaço particular, a organização do terreno é responsabilidade do proprietário.
Ao propor a ação, o dono do terreno informou que, no dia 27 de janeiro deste ano, cerca de cem pessoas invadiram sua propriedade de forma violenta e organizada, sobrevindo a derrubar a cerca que a rodeava.
Em recurso, o grupo de moradores, representado por Marcos Freitas, Luiz Henrique de Jesus e Heleno Bezerra Júnior, alegou que as famílias já residem no local há mais de quatro anos e “estão sofrendo com a possibilidade de serem retiradas do local”. Eles afirmaram que a invasão foi perpetrada por outras pessoas em imóvel vizinho, também de propriedade do autor.
Diante do argumento, o desembargador Francisco Vildon J. Valente determinou, na terça-feira (14), em liminar, que as famílias não fossem retiradas do local. A decisão tem efeito suspensivo à ação de reintegração de posse, ajuizada pelo proprietário do lote. Em vista da urgência, o magistrado pediu, também, para que fosse expedido ofício para cientificar o Comando da Polícia Militar sobre a decisão. Porém, a PM não foi notificada sobre a decisão e a reintegração de posse foi concluída.