SEM AUTORIZAÇÃO

Fazendeiro suspeito de desviar o curso natural de rio em Mineiros é preso

Um fazendeiro é suspeito de desviar o curso natural de um rio, na zona rural…

Um fazendeiro é suspeito de desviar o curso natural de um rio, na zona rural da cidade de Mineiros, no Sudoeste de Goiás. Segundo a Polícia Civil, o homem realizava obras em uma região de corredeira, que pertence à uma Área de Preservação Permanente (APP), para conseguir se beneficiar do leito d’água. Ele foi preso nesta quarta-feira (11), após ter sido denunciado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

De acordo com a polícia, no local haviam maquinários que eram utilizados para conseguir mudar o curso natural do rio. Por se tratar de uma Área de Preservação, o proprietário rural precisaria de uma autorização para realizar esse tipo de obras no local. Porém, durante a abordagem, ele não apresentou qualquer tipo de documento.

No local havia máquinas usadas para mudar o curso natural do rio. (Foto: Divulgação/PC)

 

Caminhonete da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Foto ilustrativa da chamada: Preso fazendeiro suspeito de desviar o curso natural de rio em Mineiros
Por se tratar de uma Área de Preservação, o proprietário rural precisaria de uma autorização para realizar esse tipo de obras no local (Foto: Divulgação/PC)

Fazendeiro também tinha arma sem registro

Durante as buscas, os agentes encontraram também uma arma de fogo, que estava sem registro. Ao Mais Goiás, o delegado Thiago Martinho detalhou que o homem confessou o crime ambiental e, inclusive, entregou a arma. Ainda segundo o investigador, somente com um laudo pericial será possível constatar se o rio sofreu ou não algum tipo de dano, como poluição.

Espingarda encontrada entre os itens do fazendeiro. Arma está no chão ao lado de uma sacola
Durante as buscas, os agentes encontraram também uma arma de fogo, que estava sem registro (Foto: Divulgação – PC)

Caso seja condenado, o investigado deverá responder por destruir região considerada de preservação permanente, construir ou reformar um ambiente sem licença ou autorização dos órgãos ambientais e também por posse ilegal de arma de fogo.