Fazendo a Diferença apresenta a campeã que concilia jiu-jitsu, trabalho e vida de mãe
O projeto Fazendo a Diferença desta semana conta a trajetória da servidora pública e lutadora…
O projeto Fazendo a Diferença desta semana conta a trajetória da servidora pública e lutadora de jiu-jitsu, Elaine Palazzo. Sua história com o esporte teve início quando ela tinha 17 anos. Hoje, aos 34, Elaine tem no currículo o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu e trabalha como auxiliar de atividades educativas do Cmei Orienteville, em Goiânia.
A lutadora disse que iniciou na arte marcial por intermédio do irmão. Os dois treinavam sozinhos em casa. Posteriormente, ela conheceu o atual marido, que também era adepto à modalidade. O que fez com que ela ficasse ainda mais próxima da luta. Todavia, ela começou a competir depois que se tornou mãe.
“Quando eu tive minha filha mais velha, há seis anos atrás, eu resolvi ficar por conta da minha família, dei uma pausa no trabalho e comecei a treinar mais. Eu treinava [jiu-jitsu] duas vezes no dia, treinava musculação também e vi que estava preparada para ir para um campeonato”, relata.
Elaine Palazzo conta que ganhou todos os campeonatos regionais de Goiás da categoria faixa branca. Fora do Estado, já com a faixa roxa, ela ficou em terceiro lugar no campeonato brasileiro, que aconteceu no Rio de Janeiro. “Eu fiquei com sensação de dever cumprido”, diz com sorriso no rosto.
A servidora pública revela que, quando vai treinar, leva as duas filhas (de 1 e 6 anos) junto com ela. “Minha filha mais velha já treina comigo, a mais nova já aprendeu a dar cambalhotas”.
Fazendo a Diferença: a arte de ensinar Jiu-Jitsu
Além de cuidar da família e treinar, Elaine ensina jiu-jitsu para crianças de 2 e 3 anos no Cmei Orienteville, em Goiânia. A servidora conta que treina os pequenos de maneira lúdica para que eles possam desenvolver a coordenação motora, o trabalho em equipe e a disciplina.
A servidora conta que, quando ela começou com as atividades no Cmei, as crianças tinham medo de pular. Hoje, eles têm evoluído cada vez mais a autoconfiança. Por fim, para ela, o esporte – através dos ensinamentos ministrados – ajuda também a moldar o caráter dos pequenos.
Assista ao documentário completo:
Clique aqui para assistir aos outros documentários do Fazendo a Diferença.