INSPIRAÇÃO

Fazendo a Diferença traz como inspiração a história de Tio Cleobaldo, que dedica sua vida a ajudar pessoas que dormem nas ruas

Um ensinamento de mãe pra filho que gerou muitos frutos: Tio Cleobaldo como é conhecido,…

Um ensinamento de mãe pra filho que gerou muitos frutos: Tio Cleobaldo como é conhecido, há 40 anos dedica sua vida para ajudar pessoas que vivem em extrema pobreza.

Tudo começou em 1970, quando ele veio para Goiânia acompanhar sua mãe que fazia tratamento no Hospital do Câncer. No local, a mãe de Cleobaldo observou que muitas pessoas ali passavam por dificuldades sem orientação e como uma forma de ocupar o filho, pediu que ele ajudasse aquelas famílias.

Foi nesse momento que ele percebeu a importância de um simples ato de solidariedade. A mãe de Cleobaldo morreu, mas deixou um grande ensinamento ao filho. A partir dali, ele resolveu que faria ainda mais pelo próximo. Tio Cleobaldo começou a se dedicar a pessoas que passam por um pobreza extrema, que dormiam nas ruas. “Eu passei sempre a levar comida, janta, uma vez ou duas por semana e vi a necessidade de criar uma associação pra gente ter apoio maior”, relata.

Fazendo a Diferença: Tio Cleobaldo resolveu se dedicar ainda mais e montar uma Associação

Os trabalhos na Associação Tio Cleobaldo iniciaram em 1977, mas foi regularizado em 2009. A entidade é filantrópica, sem fins lucrativos e não tem vínculo político ou religioso. O objetivo é apenas levar comida a quem tem fome.

“Eles não atingem 50 anos, por que a pobreza é dolorosa, a pobreza é difícil, nós temos que fazer parte disso tudo, nós temos que ajudar a melhorar a sociedade, se nós melhoramos nosso irmão, melhoramos nós mesmos. Nós temos muitos voluntários, eles aprendem a viver e vai lá ver a realidade”.

Tio Cleobaldo com ajuda dos voluntários, confecciona e entrega mais de 3 mil refeições por semana, quase 20 mil por mês. “Tem uma equipe que vai pra Campinas, a outra equipe vai pra debaixo da ponte, outros vão para a Vila Nova, para Hospital do Câncer, para a praça Universitária”, explica.

Aos sábados a partir das 13 horas é iniciado o preparo para as refeições de domingo. Todos os domingos e quartas-feiras a partir das 09:00 horas é feita a confecção das marmitas na Associação que fica na Rua R 14 no 151 Qd. R 15 Lt. 12 no Setor Oeste. Para Cleobaldo o melhor salário do seu trabalho é ver alguém que estava perdido ter sucesso.

“Eu acredito na reforma da pessoa. A sua melhora é meu sucesso, seu fracasso é minha tristeza, mas eu não deixo você caiu no fracasso eu vou e te busco. Eu tenho que acreditar em você, eu acredito na melhora da pessoa, acredito no sucesso da pessoa. Todos nós temos um jeito, todos nós melhoramos”, diz Tio Cleobaldo.

Assista ao vídeo completo:

Fazendo a Diferença: Tio Cleobaldo dedicou a vida a ajudar moradores de rua

*Por: Esthéfany Araújo 

Clique aqui para assistir aos outros documentários do projeto ‘Fazendo a Diferença’.