MUDANÇA

Fechamento de presídio de São Simão provoca transferência de 117 presos

O fechamento do presídio de São Simão, interior de Goiás, provocou transferência de 117 presos.…

O fechamento do presídio de São Simão, interior de Goiás, provocou transferência de 117 presos. A mudança teria gerado revolta nos familiares, que não teriam sido informados sobre a motivação da mudança. Detentos estão sendo levados para as unidades prisionais de Quirinópolis, Rio Verde, Jataí, Santa Helena e Cachoeira Alta.

Segundo nota da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), a Unidade Prisional de São Simão está em processo de fechamento e unificação. “Os familiares dos internos, bem como o Judiciário, Ministério Público e demais forças policiais serão previamente informados”. Por se tratar de presos faccionados, o órgão não divulga detalhes sobre a ação de transferência.

De acordo com a DGAP, o fechamento do presídio segue o decreto Nº 9.842 de 30 de março de 2021, “que define os municípios sede das unidades regionais dos órgãos integrantes da Segurança Pública, fixando circunscrições específicas”.

Para o fechamento de unidades, a Administração Penitenciária diz que adota critérios rigorosos em que são analisadas a estrutura e a relação de capacidade e vagas.

Veja a íntegra:

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa o que segue:

-A Administração Penitenciária vem adotando uma política de unificação das unidades prisionais para otimizar a estrutura penitenciária em Goiás, com o objetivo de reduzir custos, melhorar as condições dos detentos e servidores e ampliar os projetos de ressocialização que possibilitem a reinserção social e a remição de pena dos custodiados por meio do trabalho, estudo e leitura.

-A DGAP informa ainda que a política de fechamento das unidades prisionais segue o Decreto Nº 9.842 de 30 de março de 2021, que define os municípios sede das unidades regionais dos órgãos integrantes da Segurança Pública, fixando circunscrições específicas.

-Para o fechamento de unidades, a Administração Penitenciária adota critérios rigorosos em que são analisadas a estrutura e a relação de capacidade e vagas.

-Sobre a Unidade de São Simão, que está em processo de fechamento e unificação, abriga 117 detentos, que serão realocados para as unidades prisionais de Quirinópolis, Rio Verde, Jataí, Santa Helena e Cachoeira Alta. Os familiares dos internos, bem como o Judiciário, Ministério Público e demais forças policiais serão previamente informados.