PROJETO DE LEI

Federação de ciclismo se manifesta sobre lei que proíbe bicicletas em pistas de caminhada em Goiânia

Para a entidade de ciclistas, a proibição "vem apenas para reforçar o que já traz as legislações superiores"

A Federação Goiana de Ciclismo (FGC) se manifestou, nesta sexta-feira (3), sobre o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Goiânia que proíbe ciclistas de circularem em pistas de caminhada da capital. A entidade declarou que a proibição “vem apenas para reforçar o que já traz as legislações superiores” e reforçou que se a pista for de uso exclusivo para caminhada, “não faz sentido o uso da bike”.

O projeto de lei é de autoria do vereador Sandes Júnior e foi aprovado em duas votações, dependendo agora da sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para entrar em vigor. Na prática, a proposta proíbe o trânsito de bicicletas, skates, patins e outros tipos de veículos nas pistas de caminhada de Goiânia. Questionado sobre o teor, o vice-presidente da FGC, Emanuel Muniz, afirmou que a “orientação aos usuários da bicicleta como prática esportiva, lazer ou meio de transporte sempre será no sentido da harmonia entre veículos motorizados ou não, pedestres e transeuntes”.

“Quanto ao uso de espaço determinado para a atividade em questão, a proibição através do projeto de lei vem apenas para reforçar o que já traz as legislações superiores, onde a bicicleta tem seu espaço em concomitância com veículos nas vias públicas ou em locais exclusivamente para bicicletas que é o caso das ciclovias”, destacou Muniz, que completou dizendo que se a pista “for de uso exclusivo para caminhada não faz sentido o uso da bike. “O correto seria a pressão dos usuários dos espaços pela implantação de ciclovias, ciclorrota ou ciclofaixa”.

Ciclistas fazem pressão por ciclovias

Ainda ao Mais Goiás, o vice-presidente da FGC disse que a entidade conversa com o poder público já há algum tempo, no intuito de direcionar investimentos para ciclovias e ciclofaixas da capital. “Em Goiânia, foi pedido já para a gestão atual que, além da revitalização dos espaços existentes, seja feita a retomada do plano cicloviário da capital com a expansão de novas rotas”, informou.

Muniz confirmou que FGC também mantém diálogo com o governo do Estado, com uma reunião tendo sido realizado em abril deste ano sobre a questão. “Pedimos que o Estado pudesse buscar recursos junto ao governo federal para realização de estudos e implantação de novas ciclovias no interior do estado”, concluiu.

Atualmente, ciclistas podem usar ciclovias e ciclofaixas nos seguintes pontos de Goiânia:

Ciclovias

  • Avenidas Universitária:Praça da Bíblia até a Praça Cívica (3 km);
  • Av. T-63 (5 km);
  • Av. Circular (1,4 km);
  • Av. Assis Chateaubriand (2,6 km);
  • Av. Couto Magalhães (450 m) e Av. dos Alpes (1,5 km)
  • Parque Flamboyan (1,9km)
  • Parque Leolídio di Ramos Caiado (1,8 km)
  • Parque Macambira Anicuns (16,6 km)

Ciclofaixas

  • Lago das Rosas;
  • Parque Areião;
  • Parque Vaca Brava;
  • Jardim Botânico