Feira Hippie funcionará na sexta-feira em caráter provisório
A mudança já começa nesta sexta-feira (8). De acordo com o prefeito Iris Rezende, o novo horário da feira será somente até início de obras na Praça do Trabalhador, que deve ocorrer dentro dos próximo 60 dias
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, autorizou, em caráter provisório, o funcionamento da Feira Hippie a partir das 8h de sexta-feira, a começar a partir do próximo dia 8 de junho. Em reunião realizada essa semana, o prefeito afirmou que a feira funcionará nesse horário somente até o início das obras de requalificação da Praça do Trabalhador, o que deverá ocorrer, segundo o próprio mandatário municipal, dentro dos próximo 60 dias. Durante as obras, a feira irá funcionar em local ainda a ser definido.
De acordo com Divino da Silva, presidente da Associação dos Feirantes da Feira Hippie, os comerciantes têm sofrido com a mudança de hábitos dos turistas de compras da 44, que estão indo à região em outros dias da semana como quarta, quinta e sexta. “Esse já é um pedido antigo que nós fizemos ao prefeito porque os clientes do interior chegavam durante a semana e, na sexta-feira a tarde, já iam embora”, explicou ele.
Reunião
A reunião contou com a presença do presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Jairo Gomes; do presidente da Associação Industrial e Comercial de Goiás (Acieg) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Goiânia (Codese), Euclides Barbo Siqueira; além do empresário e diretor do conglomerado empresarial Novo Mundo e Meda Moda Shopping, Carlos Luciano.
Os representantes do empresariado local solicitaram o encontro com o prefeito Iris, para argumentar que, embora reconheçam as dificuldades de vendas dos feirantes, é preciso que haja diálogo com todas as partes envolvidas e que fazem da Região da 44 um importante polo comercial que gera emprego e renda para a cidade. “A prefeitura não pode tomar uma decisão que resolva apenas uma parte do problema e abra precedente para mais disputa e o aumento da tensão na região”, afirmou Jairo.
Segundo Jairo, essa decisão de aumentar em um dia no funcionamento da Feira Hippie traz sérios transtornos para a Região da 44 que já sofre com o caos no trânsito e uma grande disputa de espaço. Ele diz que a AER44 sempre reconheceu a Feira Hippie como grande indutora do desenvolvimento do polo comercial, afinal, segundo o presidente, tudo partiu dela. “Somos sim sensíveis a reivindicação dos feirantes, mas trazer uma solução que gere mais problemas não ajuda”, disse.
Trânsito
Por nota, a Diretoria Técnica da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) informou que não foi oficiada sobre mudanças no percurso das linhas de ônibus que passam pela região. “Eventuais mudanças serão informadas posteriormente, posto que a Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT) também não teve qualquer alteração no itinerário do trânsito”, diz a nota.
*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo