DIÁLOGO TRUNCADO

Feira Hippie voltará a funcionar aos sábados e domingos

Sob pressão de trabalhadores, Paço revoga portaria que alterava funcionamento do polo comercial durante obras na Praça do Trabalhador

Feira Hippie antes da pandemia (Foto: reprodução/Internet)

A Feira Hippie voltará a funcionar aos sábados e domingos. Decisão da Prefeitura de Goiânia revoga, nesta sexta-feira (12), a portaria 021/2021, que estabelecia mudança no horário e dias de funcionamento do polo de compras. Ato foi revisto depois que o Mais Goiás noticiou as alterações e feirantes protestaram contra troca do serviço aos domingos pelas sextas-feiras.

O documento será publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta. Com isso, a montagem das bancas deverá ser feita após as 20h das sextas-feiras e o funcionamento ocorrer entre as 6h dos sábados e às 15h dos domingos.

Imbróglio

As mudanças vigorariam até que as obras de revitalização da Praça do Trabalhador fossem concluídas. O Paço chegou a informar que as mudanças tinham sido realizadas a partir de diálogos com lideranças dos trabalhadores da feira e dos ambulantes que operam no local.

Por outro lado, trabalhadores afirmaram que a troca dos domingos pelas sextas-feiras nunca foi pauta durante as reuniões conduzidas pela Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec).

Em entrevista ao Mais Goiás, o presidente da Associação dos Feirantes, Waldivino da Silva, disse que houve uma reunião entre os representantes dos feirantes e o titular da mencionada pasta, Carlos Júnior, mas “jamais teríamos aceitado mudança nos dias. Nosso pedido original era de que o trabalho pudesse ser retomado às sextas para que tivéssemos três dias de funcionamento, como antes das obras. Não era para retirarem o domingo”, reforçou.

“Sensibilidade”

Depois do protesto da categoria, o secretário chegou a afirmar ao portal que “não [tinha] como a prefeitura ceder um dia a mais”. Agora, porém, o Paço cedeu, permitindo funcionamento aos sábados e domingos. Segundo Carlos, mudança decorre de “sensibilidade do prefeito Rogério Cruz”.

“Mantivemos um diálogo constante com os feirantes que reviram pedido anterior. Então a Prefeitura atende o pedido deles mais uma vez”, concluiu.