Festival de Goyaz

Festival independente será realizado pra preservar o legado do Fica, em setembro, na Cidade de Goiás

Diante da ameaça de descontinuidade do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), que foi criado…

Diante da ameaça de descontinuidade do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), que foi criado em 1999, será realizado o Festival de Goyaz. O evento ocorre entre os dias 5 e 8 de setembro. Segundo a organização, o intuito é preservar os legados do FICA, na Cidade de Goiás. A programação está prevista para ser divulgada na quarta-feira (21).

O Fica era anualmente realizado pelo Governo Estadual de Goiás. Entretanto, este ano ainda é incerta a realização, visto que ainda há dívidas relativas à edição passada.

Com isso, produtores culturais e artistas se reuniram para realizar a edição 2019 de forma independente. O tema central do festival, que será debatido em rodas de conversa, é “FICA – O legado, Desafios e Perspectivas para 2020”.

Outras atrações como mostras de cinema, palestras, shows musicais, apresentações culturais, lançamentos de livros e atividades gastronômicas vão compor o evento. De forma integrada ocorrerá o XIV Festival de Gastronomia da Cidade de Goiás (ARPHOS) e também o Palco UFG (da Universidade Federal de Goiás).

Independente e colaborativo

“O governador Ronaldo Caiado (Dem) havia marcado uma reunião conosco aqui em Goiás para debater a questão do festival, mas acabou adiando”, conta Rodrigo Santana, produtor cultural que está à frente organização do evento. “Como estamos correndo para realizar agora em setembro, deixamos para ter diálogo com ele depois”, completa. Assim, a edição 2019 será de forma colaborativa e sem incentivos financeiros.

“Estamos felizes com a adesão das pessoas para realização do festival. Teremos músicos que se apresentarão gratuitamente, o palco será cedido pela prefeitura de Goiás e também há uma ação colaborativa na internet para arrecadação de fundos”, diz o produtor cultural.

Além disso, conforme o Mais Goiás já noticiou, cineastas também disponibilizaram obras para serem apresentadas e artistas plásticos produzem telas para serem vendidas. O dinheiro será revertido para a realização do evento. Inclusive, segundo Rodrigo Santana, no dia 6 de setembro haverá o lançamento da edição de 2020.

Sobre a ideia de uma festival independente, o organizador reitera que é preciso dar voz a movimentos culturais e ambientais. “E não podemos deixar esse legado do Fica morrer sem emitir uma posição”, defende.

Ele finaliza que a ideia é fazer do Festival de Goyaz mais que um evento. “Queremos transformá-lo em um movimento que tenha programações ao longo de todo o ano”.