PANDEMIA

Festival japonês Bon Odori valerá como teste para volta de eventos em Goiânia

A prefeitura da Capital vai usar o festival de cultura japonesa Bon Odori como teste…

A prefeitura da Capital vai usar o festival de cultura japonesa Bon Odori como teste para volta dos eventos em Goiânia. O Bon Odori acontece a partir do dia 28 de agosto. O limite de público será de mil pessoas, muito abaixo da média de oito mil em edições anteriores à pandemia. A administração municipal vai monitorar de perto ao longo de 14 dias. O festival acontecerá em formatos presencial e online. Será promovido pela Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG), em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil.

Segundo a organização, os convidados serão acomodados em camarotes isolados, de no máximo seis pessoas cada, com rigorosos protocolos de segurança, entre eles a testagem de 100% do público presente e a proibição de circulação entre os setores do evento.

Festival japonês acontecerá a céu aberto

O festival será realizado a céu aberto, com ventilação natural, e taxa de ocupação de uma pessoa a cada 4,41 metros quadrados, com entradas e saídas exclusivas para cada setor e cumprimento de protocolos internacionais “padrão ouro” para a não disseminação da Covid-19.

Não haverá venda de ingressos e o público presencial será exclusivamente composto de convidados que participarão do festival, mediante testagem, assinatura de termo de compromisso de cumprimento dos protocolos e comprometimento de colaboração com o monitoramento após o evento.

Festival japonês aconteceu formato drive-in em 2020

Em 2020, a Associação Nipo-Brasileira de Goiás, realizou o Bon Odori Drive-in, incluindo a sanitização dos ambientes, proibição de saída dos veículos, e uso de aplicativo em celulares que possibilitava os pedidos de dentro dos carros.

O Bon Odori Box será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Embaixada do Japão no Brasil e terá como tema “União, Esperança e Superação”, com um show típico da cultura japonesa, com música, dança e taiko (tambor japonês).

No palco, com 96 metros quadrados, também haverá segundo a organização distanciamento entre os artistas, e serão cumpridos os protocolos de segurança.

Festival japonês faz parte do calendário oficial de Goiânia

O evento é realizado por voluntários e faz parte do calendário oficial de Goiânia, realizado anualmente, conforme Lei municipal Nº 8497, de 18 de dezembro de 2006.

A festa ocorre sempre em agosto, após o pôr-do-sol. Na crença dos nipônicos, é neste momento que, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes, que os homenageiam.