Fiação roubada deixa mais de 100 alunos no escuro há quase 2 meses em escola de Aparecida
Pelo menos quatro salas estão sem luz por causa do roubo de fiação de poste elétrico, professores relatam insegurança na unidade de ensino
Servidores da Escola Municipal José dos Santos Borges Ferreira denunciam que salas de aula da unidade de ensino estão sem energia elétrica desde o início do ano letivo, que começou em 24 de janeiro. Pelo menos quatro salas estão sem luz por causa do roubo de fiação de poste elétrico. Segundo funcionários, o furto de fios é recorrente na unidade de ensino.
Em um vídeo gravado por uma funcionária, é possível ver os alunos estudando no escuro. Segundo a servidora a prefeitura já foi alertada. No vídeo, as janelas das salas de aula aparecem cobertas por cortinas e a única fonte de luz no recinto é proveniente de frestas da cobertura.
Na gravação, a mulher afirma que não pode abrir as cortinas, pois os alunos recebem os raios solares diretamente, gerando incômodo. A profissional diz ainda que a prefeitura de Aparecida foi informada da falta de luz desde janeiro.
A Secretaria de Educação, através da Supervisão Escolar, alega que não foi comunicada sobre a falta de energia elétrica na Escola Municipal Jose dos Santos Borges, mas que irá enviar ainda hoje uma equipe para avaliar e resolver o problema imediatamente.
“O descaso com esta unidade escolar não é de hoje. A escola já teve denúncias de falta de poda de vegetação e focos de mosquito da dengue no pátio. A prefeitura já foi avisada da falta de energia elétrica, mas até agora nada foi feito”, afirmou a denunciante.
Professores ficam impedidos de usar livros, vídeos e leitura de cartazes durante as aulas
Outra funcionária falou sobre as dificuldades de ministrar as aulas no escuro. “Sem a energia a professora não pode usar livros, não pode fazer leituras de cartazes, ou passar vídeos no computador. As aulas perdem todo o dinamismo”, afirmou Além disso, a educadora afirma que sem energia, não há possibilidade de fazer chamada pelo computador. “É triste a situação, não tem como ligar o ventilador, o calor é demais a tarde”, lamenta.
A profissional da Educação afirma ainda que o furto de fios na escola já ocorreu pelo menos duas vezes por falta de segurança. “Não adianta recolocar a fiação sendo que a prefeitura não contrata um guarda-noturno porque é o prazo de recolocar energia, e eles roubam a fiação novamente. A prefeitura deveria investir na segurança da escola”.
Secretaria de Educação diz que irá restabelecer energia
A Secretaria Municipal de Educação informa que na quarta-feira (9) enviou a equipe responsável pela manutenção para avaliar os danos e que a mesma ira intensificar o trabalho para hoje (10) no final do dia o trabalho seja concluído.
As câmeras de vídeo monitoramento também estão sendo instaladas esta semana na unidade de ensino, o que irá coibir com a ação de vândalos. Com isso a pasta acredita que não terá mais problemas desta ordem na escola.