“Ficha ainda não caiu”, diz goiana que tirou nota máxima na redação do Enem
Luiza Mamede é uma das 21 pessoas que tiraram mil na redação
Vinte e um estudantes no País conseguiram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Uma dessas pessoas é a estudante de Goiânia, Luiza de Souza Mamede, de 18 anos.
Vale citar, o resultado parcial saiu nesta quinta (17) pelo Portal Nacional da Educação. O Inep, contudo, ainda não divulgou os dados oficiais – no ano passado foram 28 que conseguiram a nota máxima na redação.
Ao Mais Goiás, Luiza Mamede diz que a “ficha ainda não caiu. Tinha tanto medo e é muito bom ver o esforço ser recompensado”. A estudante, que concluiu o terceiro ano em 2021, afirma que pretende ingressar no curso de Medicina, na Universidade Federal de Goiás (UFG).
Na média, se os números se confirmarem, ela fez 826,3 pontos no Enem. No ano passado, o ponto de corte para o curso na UFG foi 797, ela lembra otimista.
Redação no Enem
Luiza revela ao portal que tinha muita dificuldade com redação. Até 2020 ela estudava em São Paulo. Apesar de dizer que a base era muito boa, ela afirma que em Goiânia (sua terra natal), no Colégio Agostiniano, os trabalhos para a escrita eram mais intensos.
“Fazíamos uma redação por semana. No começo demorava dias, surtava, tinha medo. Mas fui obrigada a trabalhar com isso. Com treino e com tempo, fui melhorando, trabalhando meu medo. Minha professora, Karla Bárbara, me ajudou muito. Com a estrutura, com o saber o que é avaliado”, destaca.
Questionada sobre o que fará enquanto espera pelo início do curso – as aulas da UFG devem começar em maio -, ela diz que pretende estudar e, “talvez, arranjar um emprego”. Como a graduação é integral, o trabalho será provisório.
Alunos nota mil pelo País
Outros alunos nota 1.000 na redação estão nos estados de: São Paulo (1), Rio de Janeiro (4), Pernambuco (3), Bahia (3), Ceará (1), Minas Gerais (5), Rio Grande do Norte (1), Paraíba (1), Rio Grande do Sul (1) e, como mencionado, Goiás (1).