ACOMPANHADO

Fila de carros do cortejo de Iris ultrapassa quarteirões em Goiânia – veja fotos

A fila de carros do cortejo de Iris Rezende (MDB), que deixou o Hangar do…

A fila de carros do cortejo de Iris Rezende (MDB), que deixou o Hangar do Estado por volta das 14h15 – um atraso em relação ao horário previsto –, ultrapassa quarteirões em Goiânia. O número de veículos ainda não foi divulgado pela secretaria municipal de Mobilidade (SMM), que cuida da segurança do trânsito para o trajeto nesta terça-feira (9).

(Foto: Marco Monteiro – Especial para o Mais Goiás)
(Foto: Marco Monteiro – Especial para o Mais Goiás)
(Foto: Marco Monteiro – Especial para o Mais Goiás)

Com a bandeira de Goiânia sobre o caixão, o corpo de Iris Rezende viajou pelas ruas da capital com a sinfonia do trânsito, amplificada pelas buzinas de veículos oficiais e civis que seguem o cortejo. Desta vez, não de insatisfação para que o carro da frente corra, mas de tristeza, frustração e um desejo de fazer com que alguém que possa fazer alguma coisa ouça.

O percurso da despedia foi uma homenagem, também, aos moradores da capital. Passando pela avenida Meia Ponte, que é continuação da Quinta Avenida, entrando na confluência com a Independência, e seguindo sentido à avenida Goiás deu a chance aos residentes dizerem adeus. Quando chegou à intersecção com o prédio da Câmara Municipal, o corpo de Iris subiu a avenida Goiás até a rua 4, por onde foi à Alameda dos Buritis.

O cortejo passou, ainda, em frente à Assembleia Legislativa, onde Iris exerceu mandato de deputado estadual. Em seguida, tomou a rua 94 e depois a avenida 83 para, enfim, chegar ao Palácio das Esmeraldas, com buzinas que já anunciavam o cortejo a uma grande distância. Era 15h13 quando os presentes na Praça Cívica souberam que o momento de dizer adeus havia chegado.

Pelo menos até às 17h, o velório seguirá, antes que o caixão saia do Palácio – a última passagem do ex-governador pelo local – para descer primeiro a avenida Araguaia, depois a Paranaíba e a República do Líbano. O cortejo, então, vai contornar a Praça do Avião e acessar o cemitério Santana pela avenida Independência, até chegar no cemitério Santana, onde a família se despedirá em cerimônia restrita.

Assim, estará perto do fim a fatídica terça-feira, 9 de novembro, quando o ex-prefeito Iris Rezende morreu em São Paulo, após ficar internado por cerca de três meses, depois de sofrer um AVC hemorrágico em 6 de agosto. Goiânia e Goiás seguirão de luto.

Após quase duas horas de atraso, o corpo do ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende chega ao Palácio

LEIA MAIS: 

Depois de despedida por ruas de Goiânia, corpo de Iris chega ao Palácio das Esmeraldas para velório

Iris, Maguito, Helenês e Ary Valadão: Goiás se despede de quatro ex-governadores em 2021

Iris Rezende morre aos 87 anos em São Paulo