FLAGRANTE

Fiscais flagram construtora com captação ilegal de água em córrego de Goiânia

Empresa tirava água do local de modo irregular há pelo menos uma semana

Foto: Amma

Uma empresa de construção civil foi multada em R$ 10 mil após ser flagrada, nesta terça-feira (22), fazendo captação irregular de água em um córrego de Goiânia. Os funcionários da construtora utilizavam um veículo equipado com tanques na carroceria e, a cada viagem, transportavam cerca de três mil litros de água clandestinamente.

O flagrante foi feito pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) após recebimento de uma denúncia pelo telefone 161. De acordo com o órgão, a construtora fazia essa captação irregular no Córrego Caveirinha, no setor Recreio Panorama, há pelo menos uma semana, prejudicando os cursos d’água especialmente no período de seca que o estado atravessa.

Durante o flagrante, os funcionários da construtora informaram que levariam a água para utilizar em obras da empresa sem precisar pagar pelo recurso. O presidente da Amma, Luan Alves, explicou que esse tipo de captação criminosa impacta todo o meio ambiente da região.

“Prejudica o abastecimento da cidade como um todo e o ecossistema do córrego, porque deixamos de ter água para abastecer a vegetação ribeirinha e o mínimo de lâmina necessária para a sobrevivência da fauna aquática”, disse Alves.

O veículo e os equipamentos foram apreendidos pela Amma e o responsável foi autuado pela fiscalização no valor de R$ 10 mil.