Fiscais flagram construtora com captação ilegal de água em córrego de Goiânia
Empresa tirava água do local de modo irregular há pelo menos uma semana
Uma empresa de construção civil foi multada em R$ 10 mil após ser flagrada, nesta terça-feira (22), fazendo captação irregular de água em um córrego de Goiânia. Os funcionários da construtora utilizavam um veículo equipado com tanques na carroceria e, a cada viagem, transportavam cerca de três mil litros de água clandestinamente.
O flagrante foi feito pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) após recebimento de uma denúncia pelo telefone 161. De acordo com o órgão, a construtora fazia essa captação irregular no Córrego Caveirinha, no setor Recreio Panorama, há pelo menos uma semana, prejudicando os cursos d’água especialmente no período de seca que o estado atravessa.
Durante o flagrante, os funcionários da construtora informaram que levariam a água para utilizar em obras da empresa sem precisar pagar pelo recurso. O presidente da Amma, Luan Alves, explicou que esse tipo de captação criminosa impacta todo o meio ambiente da região.
“Prejudica o abastecimento da cidade como um todo e o ecossistema do córrego, porque deixamos de ter água para abastecer a vegetação ribeirinha e o mínimo de lâmina necessária para a sobrevivência da fauna aquática”, disse Alves.
O veículo e os equipamentos foram apreendidos pela Amma e o responsável foi autuado pela fiscalização no valor de R$ 10 mil.