//
2 toneladas de alimentos com data de validade vencida. Esse é o resultado da apreensão durante a Operação Olho Vivo realizada nesta quarta-feira (15/07) pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) e pelo Procon estadual e que levou à suspensão temporária das atividades da loja da rede de hipermercados Bretas do Araguaia Shopping, em Goiânia.
Segundo o delegado Eduardo Prado, titular da Decon, a gerente do estabelecimento foi presa pelo crime de venda de produtos impróprios para o consumo.
“Apreendemos carnes e muitos enlatados com data vencida. No depósito encontramos até fezes de pombos sobre os produtos”, disse o delegado.
De acordo com o delegado, a gerente informou que faltam profissionais para a fiscalizar e retirar os produtos vencidos que estavam disponíveis para venda.
Segundo o Procon Goiás, o Bretas é o 1° em reclamações pelo Procon Virtual. São 2.350% mais registros em comparação com o segundo mais reclamado na área de alimentos.
De acordo com o Procon, 18% dos registros contra a rede Bretas no Procon Goiás geram multa. O hipermercado tem uma dívida de quase R$ 10 milhões em multas não pagas, segundo o órgão.
Ainda de acordo com o Procon, atualmente correm 190 procedimentos administrativos contra a rede.
Veja abaixo os números do Bretas no Procon Goiás/2015
151 denúncias e reclamações registradas no Sindec
13 denúncias pelo Procon Virtual
164 reclamações em 2015
22 autos de infração e apreensão
29 Processos administrativos instaurados