PANDEMIA

Fiscalização contra covid-19 interdita 15 estabelecimentos em Anápolis

A Prefeitura de Anápolis, região metropolitana de Goiânia, interditou 15 estabelecimentos que cometeram infrações graves…

A Prefeitura de Anápolis, região metropolitana de Goiânia, interditou 15 estabelecimentos que cometeram infrações graves no cumprimento das normas vigentes de prevenção ao novo coronavírus. A administração vistoriou 117 estabelecimentos comerciais nos dias 12, 13 e 19 e 20 de setembro.

Entre os locais fechados, está um bar localizado na Avenida São Francisco, um restaurante na Praça Dom Emanuel e um dos pit dogs que fica no ‘Feirão do Jundiaí’. Dos comércios vistoriados, 38 foram autuados mas mantiveram o direito de continuar funcionando.

De acordo com a Prefeitura, do montante fiscalizado, apenas 55% foram aprovados e liberados para continuar funcionando normalmente. O órgão destacou que as principais irregularidades apresentadas foram aglomerações, falta de distanciamento social, o não uso de máscaras e o desrespeito às normas de horário de funcionamento.

No início do mês, pessoas que frequentavam um bar localizado no Setor Vila Jussara, no centro da cidade, foram flagradas fazendo aglomerações durante um show ao vivo, além de não estarem utilizando máscara. O estabelecimento, que não teve o nome divulgado, funcionava com a capacidade acima da permitida.

Liberação

A partir de 1º de outubro serão permitidos em Anápolis eventos com até 80 pessoas, de acordo com as novas regras publicadas na última sexta-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no Diário Oficial do Município.

A liberação permanecerá concedida enquanto Anápolis estiver no grau considerado leve da matriz de risco, ou seja, com a taxa de ocupação de leitos para covid-19 abaixo dos 50%. Apesar do relaxamento, a pasta manteve proibições à abertura de boates, clubes recreativos, casas de espetáculo, cinemas, teatros e quiasquer outros estabelecimentos com bilheteria.

Covid em Anápolis

Atualmente, Anápolis tem 11.813 casos confirmados de covid-19. Foram curados 8.934 infectados e 2.523 pessoas estão em isolamento. 72 pacientes ainda estão internados por conta da doença e 284 pessoas já morreram no município em decorrência do vírus.