Fiscalização encerra cinco festas e 248 pessoas são multadas em Aparecida
Os fiscais de Aparecida de Goiânia interditaram, na madrugada deste domingo (30), cinco festas clandestinas…
Os fiscais de Aparecida de Goiânia interditaram, na madrugada deste domingo (30), cinco festas clandestinas e multaram 248 pessoas por não usarem máscara. Além disso, 11 veículos com som automotivos foram recolhidos para o pátio da Secretaria de Meio Ambiente. Eles foram utilizados em festas clandestinas e enquadrados na perturbação do sossego na cidade. A multa é de R$ 111 para cada pessoa.
Em uma única festa no setor Chácara São Pedro, a fiscalização encontrou 350 pessoas no local, sendo que 215 delas foram multadas por não usarem máscara. Neste mesmo evento, cinco carros com som automotivo foram apreendidos.
Os outros seis veículos foram pegos após denúncia de moradores nos bairros Independência Mansões, Cidade Satélite São Luís, Village Garavelo, Centro e Garavelo Park.
Ao todo, a fiscalização também visitou 36 estabelecimentos comerciais durante a operação. Destes, dois foram interditados. As ações fazem parte das medidas de contenção da Covid-19 no município.
Balanço do fim de semana
Durante todo o fim de semana, a fiscalização em Aparecida apreendeu 19 carros com som automotivo por perturbação do sossego; 64 estabelecimentos entre bares e distribuidoras de bebidas foram visitados pelos fiscais com 4 interditados por documentação irregular. Ao todo, 284 pessoas foram multadas por não uso de máscara.
Cenário epidemiológico
No atual cenário da pandemia em Aparecida, considerado de baixo risco, festas e eventos podem ser realizados, mas apenas em locais regularizados, seguindo regras estipuladas por portaria específica, após aprovação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19.
Para isso, o local precisa ter todos os alvarás e documentação; apenas 30% da capacidade do local, limitando a 100 pessoas; álcool em gel e medição de temperatura; uso de máscara e distanciamento de 1,5 m entre as mesas. Shows ao vivo também são permitidos, mas sem pista de dança.
Bares e restaurantes foram liberados para funcionar, mas também precisam seguir uma série de regras e ter toda documentação.