Fiscalização encerra festa com 500 pessoas e menores de idade em Goiânia
Além disso, bares foram autuados e veículos com sons automotivos foram apreendidos
Operação da Central de Fiscalização de Combate à Covid-19 encerrou uma festa que tinha mais de 500 pessoas, sendo 149 menores de idade. em Goiânia, na madrugada deste sábado (29/01). O local não cumpria nenhuma das normas para evitar a propagação da Covid-19, deflagradas principalmente em razão do avanço da variante Ômicron.
Além disso, a fiscalização também autuou sete bares, sendo dois por descumprirem as novas restrições impostas pela disseminação do vírus. Os demais foram notificados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) por falta de alvará de localização e funcionamento, licença para funcionar em horário diferenciado e autorização para mesas e cadeiras.
A Seplahn também autuou dois estabelecimentos, que estava utilizando cones de sinalização para formação de filas, e um bistrô que estava localizado em via pública.
Além disso, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) apreendeu sete veículos com sons automotivos. Os proprietários foram multados em R$ 25 mil cada um.
Relembre o que pode e o que não pode ser feito com base no novo decreto
O novo decreto determina que bares, pit-dogs, boates e afins deverão funcionar com distanciamento de 1,5 m entre as mesas e limitação de 50% da capacidade local. Além disso, fica estabelecido o número máximo de 500 pessoas, sem autorização para ficar de pé, além da proibição de pista de dança e consumo de alimentos fora das mesas.
Shoppings, igrejas, academias, salões de beleza, cinemas, teatros, circos e congêneres deverão funcionar com 50% da capacidade. A regra é a mesma para o Zoológico e Mutirama.
As celebrações religiosas como cultos, missas e reuniões coletivas deverão ser realizadas com lotação máxima de 50% da capacidade, com intervalo mínimo de 1 hora para desinfecção do local.
Atividade de lazer, recreação e práticas esportivas em clubes, academias, quadras e ginásios também obedecerão a lotação de 50% da capacidade, assim como barbearias e salões de beleza.
O Mercado Popular da 74 também obedecerá à restrição de metade do público, com permissão para apresentação de música ao vivo desde que o espaço permita distanciamento de 2,25 metros quadrados entre os integrantes. Há permissão para som mecânico.