Fiscalização fecha três estabelecimentos por descumprir decreto em Aparecida
As equipes de fiscalização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia fecharam três estabelecimentos de atividades…
As equipes de fiscalização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia fecharam três estabelecimentos de atividades consideradas não essenciais nesta quinta-feira (17). Os comércios estão localizados na macrozona do Papillon Park e, conforme estabelece a política de enfrentamento à Covid-19 no município, deveriam estar fechados nesta quinta-feira. A multa varia de R$ 600 a R$ 1,2 mil.
Os estabelecimentos fechados foram uma distribuidora de bebidas, uma loja de embalagens e uma oficina mecânica, que funcionavam na mesma rua. Outros comerciantes da região cumpriam o fechamento da macrozona.
“A intenção da fiscalização é de orientar e conscientizar os empresários para que eles permaneçam seguindo os protocolos de segurança”, aponta o coordenador da ação, o fiscal de Posturas da Secretaria de Regulação Urbana, Rogério Ferreira Cardoso.
Além das macrozonas onde as atividades econômicas não podem funcionar, as equipes fiscalizam o cumprimento das normas para evitar o contágio da doença. As empresas seguem obrigadas a disponibilizar álcool gel, exigir o uso de máscara, medir a temperatura na entrada do estabelecimento e a evitar aglomerações.
Mudanças
A matriz de risco atual de Aparecida de Goiânia está em cenário verde, considerado de risco baixo. Esta prevê o fechamento de cada macrozona apenas uma vez entre segunda e sexta. O Comitê de Enfrentamento à pandemia se reúne na tarde desta quinta-feira para avaliação dos indicadores do município e se há necessidade de ampliação das restrições.
Reportagem do Mais Goiás mostrou que comerciantes estão receosos com a possibilidade de novos fechamentos e buscam o fim das restrições, inclusive da atual, considerada mais branda.