Fiscalização interdita boates e interrompe festa com som automotivo em Goiânia
A equipe de fiscalização que vistoria estabelecimentos para conter o avanço Covid-19 em Goiânia interditou…
A equipe de fiscalização que vistoria estabelecimentos para conter o avanço Covid-19 em Goiânia interditou boates e interrompeu uma festa com capacidade acima do permitido pelo atual decreto municipal. A ação foi realizada na noite de sexta-feira (21) e madrugada de sábado (22). Segundo a Prefeitura, foram apreendidos equipamentos de som, além de veículos de som automotivo que atuavam de forma irregular.
As ações foram realizadas pela Central Covid-19, que conta com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), auditores fiscais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e agentes da Guarda Civil Metropolitana.
Os fiscais verificaram protocolos como distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, pit dogs, boates e congêneres, número máximo de pessoas nos ambientes, definido em 50% da capacidade máxima até o limite de 500 pessoas, entre outras regras.
Estabelecimentos podem ser multados
Os estabelecimentos vistoriados que estiverem descumprindo as medidas adotadas pelo município poderão pagar multa de até R$12 mil e serem fechados pela fiscalização municipal.
Além disso, os clientes e frequentadores que descumprirem o regramento de utilização de máscara de proteção facial podem ser multados em R$ 110, conforme legislação municipal.
No total, cerca de 60 auditores fiscais e agentes da Prefeitura de Goiânia estarão diariamente nas ruas realizando visitas aos estabelecimentos para verificar o cumprimento das medidas. Também está disponível no aplicativo Prefeitura 24 Horas um espaço para que a população possa encaminhar denúncias sobre o descumprimento do decreto.