“Foi um tremendo susto”, diz avô do menino de 4 anos que ‘dirigiu’ van em Goiânia
O avô do menino João Miguel (à esquerda na foto), de 4 anos, que “dirigiu”…
O avô do menino João Miguel (à esquerda na foto), de 4 anos, que “dirigiu” uma van no último dia 24 de abril, conta que passou um grande susto com a travessura do garoto. João Miguel mora com os avós e o primo de 6 anos desde bebê, no Setor Coimbra, em Goiânia. Na data do ocorrido, ele entrou na van do avô e desativou o freio de mão, o que fez com que veículo derrubasse o portão da residência e atravessasse a rua.
“Eu costumo jogar bola nos finais de semana e deixei a van preparada para sair, virada para rua dentro da garagem. Eu e minha esposa somos pastores e eu tive que fazer uma manutenção na parte elétrica da igreja nesse dia. Como sei que o João é muito fascinado com carro, eu tirei a van de dentro da garagem e fui fazer a manutenção na igreja. Ele aproveitou a distração da gente e entrou na van, derrubou o portão, fez aquela arte lá. Foi um tremendo de um susto.”, relata Emivaldo Alves.
Uma câmera de segurança de uma residência vizinha registrou o momento em que a van atravessa a rua e, por pouco, não atinge um estabelecimento comercial que fica em frente à casa do garoto. Por estar em baixa velocidade, uma rampa na calçada impediu que o veículo prosseguisse.
Avô pensou que o muro da casa havia caído
O avô relata que finalizava a manutenção na igreja quando escutou o barulho do portão que caiu. Ele imaginou que fosse o muro da casa que foi ao chão e teve receio de um dos netos terem sido atingidos. Nesse momento, o avô correu para a residência e ao se aproximar, viu a van no meio da rua com a porta do lado do motorista aberta e o filho – pai de João Miguel – retirando o menino de dentro do veículo.
“O João tem uma coleção de carrinhos de brinquedo, tem muita curiosidade com isso, e o pai dele o deixava puxar a alavanca do freio. Então ele tinha uma noção”, explica o pastor.
Conversa séria
Após a aventura, os avós e o pai conversaram com o menino sobre o perigo e os riscos que ele correu. “Expliquei que não pode fazer isso, que poderia ter acontecido algo pior, que se passasse alguém poderia ter se ferido. Tivemos uma conversa muita séria com ele e mostramos o tamanho do perigo dessa situação. Perigo até pra ele”, diz o pastor.
Repercussão
A filmagem viralizou na internet. Apenas na página oficial do Mais Goiás no Instagram, o vídeo atingiu mais de 386 mil visualizações. Internautas compararam a criança com personagens do filme Velozes e Furiosos. “Menores e Furiosos – desafio Goiás”, “Encontramos um mini Bryan”. Outros fizeram o questionamento: “Já tomaram anticoncepcional hoje?”.
Houve também quem encarou a situação como uma forma de alerta em relação a forma como os responsáveis lindam com situações semelhantes. “ Já sabem o porquê de a criança ser abençoada assim. Todos rindo e achando graça! Deveriam é mostrar o quanto é sério, e não ficar rindo na frente da criança”, comentou.
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira