TARDA MAS NÃO FALHA

Foragido há dez anos por homicídio, homem é preso em Anápolis

Na madrugada desta quinta-feira (12) a Polícia Civil (PC) prendeu em Anápolis um condenado por…

Na madrugada desta quinta-feira (12) a Polícia Civil (PC) prendeu em Anápolis um condenado por homicídio que estava foragido desde 2009. Gecimar Nunes de Almeida, hoje com 40 anos, é acusado de matar a pedradas Antônio Lira da Costa, que tinha 17 anos. O crime aconteceu no dia 25 de agosto de 1998 e teria sido motivado por vingança: dias antes do assassinato, Antônio furtou uma bicicleta do réu.

De acordo com o delegado Francisco Costa, após o furto, Gecimar encontrou Antônio em uma festa de rodeio no Setor Grande Retiro, em Goiânia. “Na ocasião, ele foi tirar satisfações com a vítima. Os dois iniciaram uma discussão, mas Antônio conseguiu fugir do local. Ele foi perseguido por Gecimar até um lote baldio. O réu espancou a vítima e ao perceber que Antônio estava desacordado, o matou a pedradas”, afirma.

Em 2009, o mandado de prisão contra Gecimar foi expedido pela 3ª Vara dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri. A defesa pediu que o crime não fosse julgado como lesão corporal seguida de morte e legítima defesa. Bem como a tese de homicídio privilegiado, sob argumentos de que o réu agiu emocionalmente e reagiu a provocações da vítima.

Gecimar foi condenado a cumprir pena de 13 anos e 6 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, mas fugiu antes de ser preso. Foragido desde o julgamento, ou seja, há dez anos, ele foi localizado e preso pelos policiais da Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH) de Anápolis e encaminhado ao Presídio Odenir Guimarães (POG).