EM APURAÇÃO

Força Aérea investiga acidente de jato durante decolagem em Goiânia

O Centro de Comunicação Oficial da Força Aérea informou que não pode dar detalhes sobre…

O Centro de Comunicação Oficial da Força Aérea informou que não pode dar detalhes sobre o  que o piloto alegou para abortar a decolagem de um jato que saiu da pista em Goiânia, nesta terça-feira (28). Contudo, revelou que já iniciou a investigação das causas.

“Na Ação Inicial os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência”, informou o centro por nota.

Ainda segundo o documento, o objetivo das investigações realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é prevenir novos acidentes com características semelhantes. “A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes.”

(Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Vale lembrar, um jato de médio porte saiu da pista durante a decolagem no aeroporto de Goiânia. O caso ocorreu no início da tarde, no Setor Santa Genoveva.

Segundo a empresa responsável pelo transporte do paciente, a Brasil Vida Táxi Aéreo, o acidente foi comunicado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para determinar a causa. A aeronave transportava um paciente, mas nem ele e nem os quatro demais tripulantes se feriram.

Além disso, o portal apurou que o paciente está bem. A assessoria, contudo, não deu detalhes. “Por questões éticas e legais, a empresa não comenta sobre quadros clínicos dos pacientes.”

Confira a nota da empresa:

“Durante a decolagem, abortada por segurança, um jato da empresa saiu da pista, por volta das 12h30 desta terça-feira (28), no Aeroporto de Goiânia. Não houve feridos. O paciente que estava a bordo da aeronave foi levado preventivamente ao Hospital Albert Einstein, de Goiânia, onde passa por avaliação. O paciente foi transportado consciente, sem ferimentos, sem queixas e sem relatos de dor.

Equipe médica da empresa acompanha o paciente no hospital e mantém contato com os familiares. A empresa informa que possui todas as certificações e autorizações necessárias válidas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que destacou uma nova aeronave para o transporte do paciente. O acidente foi comunicado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para determinar a causa.”

Nota sobre a investigação:

“Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), localizado em Brasília (DF), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-BVB, nesta terça-feira (28), em Goiânia (GO).

Na Ação Inicial os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência.

O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes.”