Força-tarefa constrói aceiros para impedir incêndios na Serra das Areias, em Aparecida
Mais de 40 trabalhadores urbanos foram ao local para prevenir incêndios em toda vegetação da Serra das Areias
A Área de Proteção Ambiental Serra das Areias, na região do setor Comendador Walmor, recebeu aceiro na manhã desta quarta-feira (1). O trabalho é feito para impedir incêndios ou retardar queimadas na vegetação contou com apoio das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura.
Mais de 40 trabalhadores urbanos foram ao local para prevenir incêndios em toda vegetação da Serra das Areias.
Uma máquina pá mecânica e um caminhão são usados também para fazer a limpa em toda extensão da área de domínio público da Serra das Areias. Pelo menos sete áreas verdes do município já receberam a formação de aceiros, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semma).
No total, 14 áreas verdes serão alvo dessa intervenção de prevenção a incêndios e queimadas.
“Estamos dando o exemplo para comunidade da necessidade de fazer o aceiro para que as queimadas não cause danos ao meio ambiente. Temos hoje nossa equipe de Educação Ambiental fazendo panfletagem, reuniões, e informando a população das consequências das queimadas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Claúdio Everson.
O que são aceiros?
Aceiros são aberturas na vegetação realizadas para conter o avanço do fogo nas matas.
Decreto federal de 2003 recomenda as seguintes medidas: 10 metros nas divisas de Unidades de Conservação; 6 metros nas divisas com Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal; 3 metros nas demais áreas.
Ação já foi realizada no Bosque do Setor Colina Azul
Em julho, agentes da Defesa Civil de Aparecida de Goiânia realizou ação parecida no Bosque do Setor Colina Azul. Na ocasião, o superintendente de Proteção e Defesa Civil, Juliano Cardoso, disse ao Mais Goiás que o principal fator é conscientizar a população contra queimadas e incêndios florestais.
Durante a ação houve panfletagem e remoção de lixo.
É bom lembrar que em 2020, um incêndio florestal destruiu boa parte da Serra das Areias. Os meses de junho a outubro são os mais propensos ao espalhamento de fogo em matas em Goiás.