Força-tarefa é realizada para combater incêndio na Serra da Areia, em Aparecida
Bombeiros realizam sobrevoos com drones para dimensionar a área afetada pelo incêndio na Serra da Areia, em Aparecida de Goiânia
Uma força-tarefa que conta com quatro equipes do Corpo de Bombeiros, Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia e proprietários de chácaras na região trabalha para combater um incêndio que atinge a Área de Proteção Ambiental Serra da Areia, também conhecido como Serra das Areias. As chamas começaram na tarde desta terça-feira (3) e ainda não é possível dimensionar a área atingida.
Com uma extensão de mais de 2,8 mil hectares e abrigo para diversas espécies de fauna e flora, a área corresponde a 17% do território de Aparecida e é também a principal reserva ambiental da região. A Serra da Areia não registrava queimadas há três anos.
Com o objetivo de dimensionar a abrangência das chamas, os bombeiros realizam sobrevoos com drones, o que permite uma visão ampla da situação e facilita a coordenação das operações no terreno.
Em julho deste ano, a Prefeitura de Aparecida realizou o aceiro na Serra da Areia para servir como barreira contra a propagação do fogo.
100 incêndios por dia
Goiás enfrenta uma temporada alarmante de queimadas em 2024. Desde janeiro, já foram registradas cerca de 11 mil intervenções de combate do Corpo de Bombeiros aos focos de incêndio, uma média de 100 por dia.
Ao longo da edição deste ano da Operação Cerrado Vivo foram registrados 7.862 atendimentos relacionados a incêndios urbanos e em vegetações. Dos registros, 2.489 foram apenas no mês de agosto. Na edição anterior, foram 5.984 ocorrências.