OPERAÇÃO FORMOSA

Forças Armadas finaliza treinamento de 3,5 mil militares em Formosa (GO)

A Marinha do Brasil finalizou, nesta quarta-feira (10), a última etapa da Operação Formosa. A…

A Marinha do Brasil finalizou, nesta quarta-feira (10), a última etapa da Operação Formosa. A ação realizou treinamento de 3.500 militares da Marinha, da Força Aérea e do Exército. No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu ao evento. Neste ano, o governo estava representado pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

“A Operação Formosa tem o propósito principal de assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, capaz de atuar no país e no exterior, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa”, informou o Ministério.

Durante a atividade, foram utilizados aviões, helicópteros, carros de combate e blindados com bombas e metralhadoras. Também houve disparos de fogos de artilharia e foguetes, infiltração de paraquedistas e outras atividades.

Vale citar, a ação das Forças Armadas durou oito dias. Ela teve início em 2 de agosto. Nesse período, os militares simularam situações reais de confronto, por isso são usados, além dos equipamentos e veículos das Forças, munição real, conforme o Ministério da Defesa.

Além das atividades citadas, a demonstração deste último dia de treinamento contou com montagem de Unidade Avançada de Trauma (UAT) com telemedicina; posto de descontaminação nuclear, biológica, química e radiológica (NBQR); laboratório móvel de detecção de agentes químicos; entre outras atividades que contou com 18 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O que é a Operação Formosa?

Realizada desde 1988, a Operação Formosa é considerada o maior treinamentos militar da Marinha feito na região do Planalto Central. Desde 2021, a atividade conta com a participação de membros das três forças.

Para realizar as atividades, as corporações transportaram cerca de 1,7 mil toneladas de equipamentos do Rio de Janeiro a Goiás, incluindo 150 veículos e 11 aeronaves.

(Foto: Hamilton Garcia/Ministério da Defesa)