TEMPO

Forte chuva provoca alagamentos em dois bairros de Formosa

De acordo com Cimehgo precipitações foram consideradas normais, mas o Córrego Josefa Gomes subiu e atingiu seis casas

A chuva da última segunda-feira (1) deixou dois bairros de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, alagados. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, pelo menos seis residências foram atingidas pelas águas em maior volume. Não houve registro de feridos.

A água atingiu principalmente os bairros da Vila Aurora e Parque Vila Verde, por onde passa o Córrego Josefa Gomes. Os bombeiros foram mobilizados para o local sobretudo para auxiliar as vítimas a saírem das residências, retirar móveis e prestar orientações gerais. 

O pluviômetro do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) não fez o registro da quantidade de chuva que caiu em Formosa. No entanto, o gerente do instituto, André Amorim, aponta que as imagens de satélite mostram que houve tempestade considerada normal para esta época do ano, com volume aproximado de 40 ou 50 milímetros. 

Chuva foi considerada normal para esta época do ano (Foto: BMGO/ Divulgação)

Para março, a previsão do Cimehgo é de que as chuvas continuem. No entanto, entre os dias 6/3 e 15/3, deve haver diminuição no volume, com mais abertura de sol. Nesta terça-feira (3), por exemplo, a região do Sudoeste goiano está com o céu limpo. A partir da segunda quinzena do mês, o prognóstico é de que a umidade volte com avanço de frente fria, o que pode gerar mais chuva.

Fevereiro

Goiás registrou maior volume de chuvas dos últimos três anos na maior parte do Estado. A região Norte de Goiânia registrou 461,2 mm em 2020, enquanto em 2019 foram 188,4mm e em 2018, 200mm. 

Em Rio Verde foram 344,6 mm em fevereiro de 2020; 246,8mm, em 2019 e 136 mm em 2018. Enquanto Catalão registrou 658mm, 187,7mm e 197,7mm, respectivamente, para os três anos. Veja tabela abaixo:

 

(Fonte: Cimehgo)