Vídeo

Fortes chuvas voltam a causar estragos na cidade de Mineiros

Região teve chuva de 42 mm nas últimas 24 horas. Previsão é de mais pancadas nesta quarta (8/1)

Fortes chuvas voltaram a causar estragos em Mineiros, cidade do Sudoeste goiano, nesta terça-feira (7/1). Vídeos feitos por moradores mostram uma grande cratera que foi aberta na Avenida Jardim. Motoristas relataram que tiveram que entrar na contramão para poder ter acesso às suas casas.

Outra gravação expõe a força da água na Avenida Coqueiros. Carros e motos que estavam parados no local quase foram levados pela correnteza.

Na última segunda, um motociclista morreu morrido após ser arrastado por uma enxurrada decorrente dos temporais que atingem a região.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), nas últimas 24 horas, as chuvas chegaram a 42mm na região. O Mais Goiás entrou em contato com a prefeitura do município que, por meio de nota, informou que iniciou uma força-tarefa para a manutenção em diversos pontos da cidade. Equipe de máquinas trabalham para restaurar as condições de tráfego.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura de Mineiros, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou, na terça-feira (07/01), uma força-tarefa para manutenção em diversos pontos da cidade, afetados pelas fortes chuvas que caíram na tarde de segunda-feira (06/01).

Equipes e máquinas trabalham para restaurar as condições de tráfego e garantir a segurança da população. As áreas mais afetadas estão sendo priorizadas, com a recuperação de pavimentos danificados e desobstrução de vias.

Na segunda-feira, um dos pontos de alagamento na cidade, infelizmente provocou a morte do motociclista Neurolando Oliveira Quintino, que foi arrastado pela enxurrada e cujo corpo foi encontrado no Rio Verdinho.

A Prefeitura de Mineiros lamenta profundamente o ocorrido, manifesta imenso pesar e reitera sua solidariedade à família e aos amigos de Neurolando Oliveira Quintino.

A administração municipal investe de forma significativa em obras de infraestrutura, com destaque para a canalização de quatro córregos importantes — Moita Redonda, Capoeira, Mineiros e Cambaúva. Esses projetos visam melhorar o escoamento das águas pluviais e minimizar os impactos causados pelas chuvas. No entanto, as obras estão temporariamente paralisadas devido a questões judiciais, cujo desfecho a Prefeitura de Mineiros aguarda com grande expectativa para dar continuidade aos trabalhos.

A Prefeitura de Mineiros esclarece que o volume de chuva registrado na segunda-feira, acima do esperado, é parte de um cenário de emergência climática que afeta diversas cidades em todo o país. Apesar disso, a administração segue empenhada em aprimorar a infraestrutura urbana e está determinada em buscar soluções definitivas para os desafios da drenagem pluvial, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com a segurança da população.

Previsão é de mais chuva para Mineiros e todo Sudoeste goiano

Nesta quarta-feira (8/1), a previsão para a região Sudoeste de Goiás é de sol e pancadas de chuvas isoladas que podem chegar 45 mm. Em Mineiros, especificamente, a quantidade deve ser de 20 mm. A temperatura máxima na cidade deve chegar aos 30 °C.

O alerta para fortes chuvas na região segue para os próximos dias. De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, um corredor de umidade segue ativo na região Sudoeste, no Entorno do DF, e também na região da Cidade de Goiás.