Fotógrafo faz ensaio sobre retomada de apresentações de circo em Goiânia
Mais Goiás apresenta um ensaio documental sobre os bastidores da volta dos espetáculos do Circo Khronos
Os diversos artistas que vivem do circo estão empolgados com a retomada dos espetáculos após mais de um ano sem o “respeitável público”, em razão da pandemia da Covid-19. O funcionamento foi autorizado, claro, desde que sejam respeitadas as medidas de proteção, como a lotação reduzida, distanciamento entre as pessoas, uso de máscara e álcool em gel.
Em Goiânia, os artistas do Circo Khronos já voltaram com as apresentações, e esse foi o tema de um ensaio documental feito pelo fotógrafo Jucimar de Sousa. O profissional passou dois dias no local acompanhado de perto a rotina dos circenses. “O que vi foi muita dedicação e envolvimento de todos para que o show acontecesse”, afirma.
Jucimar registrou os bastidores e preparação dos artistas. Um dos destaques, por exemplo, foi o astro mirim Leonardo Jorge Sousa, de apenas 9 anos de idade. O mais jovem malabarista do Brasil se apresenta no Khronos desde os quatro anos e, além dos malabares, se aventura no humor dando vida ao palhaço Bisnaguinha.
O mágico Lucas Rangel, 23 anos, e dona Rosa, 68 anos, são outros personagens do ensaio documental. “As fotos mostram um pouco da rotina e do cotidiano das pessoas reais por trás dos personagens. Além, claro, dos bastidores, o espaço onde moram e os trabalhos que executam antes de se apresentar no picadeiro”, explica Jucimar.