Trânsito

Fotossensores de velocidade são retirados das ruas de Goiânia

Os últimos equipamentos que haviam na cidade foram recolhidos na noite desta segunda-feira. Não há previsão para a retomada dos serviços

A capital do Estado amanheceu hoje sem fiscalização dos fotossensores de velocidade nas ruas da cidade. Os últimos deles foram vistos por leitores do Mais Goiás sendo retirados na noite desta segunda-feira (08). Segundo o titular da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Felizberto Tavares, o contrato com a empresa responsável pelos radares expirou e, no momento, não há previsão de retoma dos serviços.

Em junho de 2016 mais de 140 fotossensores foram retirados das ruas de Goiânia após o contrato da empresa Trana, responsável pela manutenção dos equipamentos, ter vencido. “Parte do contrato foi rompido ano passado e outra parte foi agora, no dia 3 de maio”, explica Felizberto Tavares.

A única saída para a resolução problema é fazer uma nova licitação para contratar outra empresa, o que foi feito ainda em 2016. A expectativa do secretário é que esse novo processo licitatório para a aquisição dos equipamentos saia o mais rápido possível. “Nós estamos pedindo celeridade no processo de licitação, que já está em fase final.E nós já conversamos com as empresas para que, assim que a licitação for homologada, elas comecem a instalar os equipamentos o mais breve possível”, argumenta o secretário.

Para ajudar na fiscalização, Felizberto disse que vai colocar algumas equipes em parte dos eixos que ficaram sem os fotossensores. Mas, para ele, a vigilância do trânsito será realmente efetiva assim que for inaugurado do sistema de videomonitoramento nas ruas da capital. “Nós estamos terminando a instalação dos sinalizadores. Deve começar a funcionar, no mais tardar, na semana que vem”, garante.