Trânsito

Fotossensores já registram infrações na Avenida 85 e na Marginal Botafogo

Os fotossensores fazem parte da primeira ordem de serviço assinada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT)

Desde a meia-noite desta quinta-feira (31) os radares instalados na Avenida 85 e na Marginal Botafogo estão registrando infrações. Ao todo, são 26 aparelhos que fiscalizam 51 faixas.

Os fotossensores fazem parte da primeira ordem de serviço assinada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT). São 22 na 85 e quatro na Botafogo, que também está sendo monitorada por radares móveis. Outras vias onde a fiscalização também deve começar em breve são as avenidas T-63, Universitária e Santa Maria.

Entres as infrações que estão sendo registradas pelos novos equipamentos estão o excesso de velocidade, o uso indevido do corredor exclusivo de ônibus, o avanço de sinal vermelho e a parada sobre faixa de pedestre. Essas duas últimas infrações, porém, não ocasionarão multas entre as 23h e as 4h59.

Na Avenida 85, a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Na Marginal Botafogo, a torres registrarão velocidades acima de 80 km/h, no entanto, em alguns trechos é proibido ultrapassar os 60 km/h, e nesses casos o monitoramento será feito por meio de radares móveis. Os valores das multas variam de R$ 130,16 a R$ 880,41, de acordo com a infração registrada.

A empresa responsável pela manutenção dos equipamentos é a Elizeu Kopp, anunciada como vencedora da última licitação no dia 10 de maio. Antes que o sistema voltasse a operar sob o comando da empresa, o monitoramento ficou suspenso depois do fim do contrato com a empresa Trana. Parte dos radares foi retirada em junho de 2016, e outra parte em maio deste ano.

Ordens de serviço

A SMT já assinou três ordens de serviço para fiscalização no trânsito. A primeira, na qual os fotossensores da Avenida 85 e da Marginal Botafogo estão incluídas, prevê 80 radares monitorando 215 faixas.

A segunda ordem, assinada em julho, estipula o monitoramento de 200 faixas por 70 fotossensores. Eles serão instalados em vias de diversos bairros, entre eles Centro, Oeste, Bueno, Marista e Jardim América.

Por fim, a terceira ordem, assinada nesta quarta (30), estipula a fiscalização de 180 faixas.

Segundo a SMT, 415 fotossensores estão instalados. A maioria deles aguarda a ligação de energia e aferição para começar a operar.

A empresa Elizeu Kopp, vencedora da licitação para a instalação e operação do sistema, espera que a fiscalização eletrônica em 643 faixas esteja em pleno funcionamento até o mês outubro ou novembro.