EQUIPAMENTO

Freezer de regional de saúde de Goiás falha e põe em risco 3.960 vacinas contra Covid-19

Uma falha na câmara fria da Regional de Saúde Sudoeste 2, em Jataí pode ter…

Uma falha na câmara fria da Regional de Saúde Sudoeste 2, em Jataí pode ter ocasionado a perda de 3.960 doses da vacina contra Covid-19, que seriam destinadas a Mineiros (GO). A pane aconteceu no dia 3 de março. Perícia vai dizer se as doses ainda podem ser aproveitadas.

As informações foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. Por se tratar de uma regional de saúde, a prefeitura de Jataí informou que caberia ao Estado se posicionar sobre o caso.

Apesar do ocorrido, a Secretaria de Saúde reforça que nenhum município da região está desabastecido.

O prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende (MDB), informou que somente os adultos ficaram sem se vacinar, e só naquele momento. “Como ficou fora da temperatura, não foi possível mandar da regional pra cá. Mas ainda estão avaliando se dará para usar.”

Além disso, de acordo com ele, um novo lote chegou na quinta-feira (10) para dar continuidade a vacinação nesta sexta (11). Ele reforça que o público de 5 a 11 anos não tiveram a vacinação interrompida.

Confira a nota na íntegra da SES-GO:

“A falha no equipamento de refrigeração ocorreu no dia 03/03/2022.

As doses que sofreram desvio de qualidade na Regional de Saúde Sudoeste 2, em Jataí, seguem armazenadas no próprio local, aguardando a avaliação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Na câmara refrigerada havia 3.960 doses de vacinas contra a Covid-19 e sete doses de soro antibotrópico (cobra).

A SES-GO reforça que nenhum município jurisdicionado à regional está desabastecido de vacina.”