Fumaça no céu pode fazer mal à saúde; veja que cuidados tomar
Médicos especialistas em otorrinolaringologia recomendam, por exemplo, o uso de equipamento individual de proteção, a máscara
A densa fumaça que cobre o céu de Goiânia desde as primeiras horas da madrugada deste domingo (25) inspira cuidados extras com a saúde.
Médicos especialistas em otorrinolaringologia recomendam, por exemplo, o uso de equipamento individual de proteção (máscara), porque ele minimiza o contato de poluentes e partículas com a via respiratória.
Embora todos precisem se cuidar, idosos e crianças exigem atenção maior. Há estudos que indicam que crianças expostas à poluição podem sofrer dano permanente no sistema respiratório, ficar mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças alérgicas, cardiovasculares e infecções. A poluição traz também o risco de baixar a proteção do sistema imunológico.
Pessoas que sofrem com rinite alérgica correm o risco de ter que lidar com quadros piores da enfermidade. Assim como os asmáticos. Se a piora for significativa, recomenda-se sempre que se procure assistência médica.
Principais recomendações para evitar problema de saúde devido à fumaça:
- Usar máscara;
- Manter-se sempre hidratado;
- Lavar o nariz.