PARADOS

Funcionários da Caixa entram em greve por 24 horas em Goiás

A paralisação foi deliberada em assembleia virtual realizada na segunda (26). Movimento ocorre também em outros estados

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em janeiro nesta sexta-feira (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

Diversas agências da Caixa Econômica Federal em Goiás amanheceram paralisadas nesta terça-feira (27). A greve, que terá duração de  pelo menos 24 horas, foi aprovada, no estado, nesta segunda-feira (26), por cerca de 95% dos trabalhadores da instituição financeira. No Brasil, a suspensão das atividades atinge outros estados, como São Paulo, conforme a entidade de representação da categoria.

Os bancários protestam contra a abertura de capital da Caixa Seguridade e pela inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

Nesta manhã de terça, de acordo com informações do Sindicato dos Bancários de Goiás, uma funcionária relatou que a agência situada no Setor Fama, em Goiânia, abriria as portas para o atendimento ao público. Entretanto, percebe já no local que colegas optaram pela greve.

“A adesão em Goiás é grande, mas agora, na parte da manhã, provavelmente algumas agências vão tentar abrir. Porém, como não estarão com o quadro de funcionários completo, certamente o atendimento será precário e muito lento”, ressalta o Sindicato.

Para as pessoas que precisam utilizar algum serviço da Caixa, as opções são as Casas Lotéricas, os caixas eletrônicos, que seguem funcionando normalmente nas agências, e serviços disponíveis por aplicativo.

Em nota à imprensa, a Caixa informou que “participa de mesa permanente de negociação com as representações sindicais”, e que “está realizando a maior operação de pagamento de benefícios sociais da história, com liberação do auxílio emergencial e Bolsa Família, além da prestação de diversos serviços essenciais”.