Paralisação

Funcionários da Santa Casa recebem salário após segunda paralisação no mês

Greve foi consequência da falta de pagamentos relativos ao mês de setembro

Os funcionários administrativos e operacionais da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia receberam o pagamento atrasado relativo a setembro e retomaram suas atividades após segunda paralisação no mês, realizada nesta segunda-feira (16) . De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (STS), 1050 trabalhadores estavam sem receber.

Representante do STS, Marcos Geraldo Mendes afirmou que 70% dos funcionários – entre técnicos em enfermagem e laboratório e recepcionistas – paralisaram suas atividades por causa de falta da pagamento. Ele confirmou que alguns médicos não fizeram atendimentos pela manhã, mas não houve paralisação oficial da categoria.

No último dia 9, funcionários também pararam os trabalhos por conta de atrasos no pagamento. Os trabalhadores voltaram no mesmo dia, após conversa com a superintendente-geral do hospital, Irani Ribeiro.

A Superintendência-Geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia esclareceu que o repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) foi feito na última sexta-feira (13), e que os funcionários foram pagos nesta segunda.

Ainda segundo a Superintendência, apenas 10% dos funcionários aderiram à paralisação. Tanto a instituição como o STS informaram que os pacientes internos da Santa Casa foram atendidos normalmente durante a paralisação.