CORONAVÍRUS

Funcionários de empresa de call center pedem suspensão dos serviços

Saúde e proteção, quarentena é a solução”, cantavam os manifestantes. segundo fonte, ninguém foi dispensado

Justiça determina redução de trabalhadores pela metade em call centers
Medida foi tomada após Funcionários das unidades da Oi realizarem um manifesto na última quinta-feira (19) pela suspensão dos trabalhos diante dos casos de coronavírus no estado

Funcionários das unidades da Oi na avenida 136 (Atento) e na BR-153 (BTCC), em Goiânia, realizam um manifesto na tarde desta quinta-feira (19) pela suspensão dos trabalhos. Segundo um manifestante, na quarta-feira (18) também houve protesto, mas com menor adesão. Ele explicou que no local existem vários casos suspeitos e que mais de sete mil funcionários circulam pelas empresas nas 24h do dia.

De acordo esta fonte, a empresa não liberou nenhum funcionário – nem mesmo gestantes, idosos ou pessoas com doenças pré-existentes. Entre as demandas do movimento, está o pedido para suspensão das atividades, home office para quem puder e distância das posições de atendimento. “As pessoas estão trabalhando a menos de um metro de distância uma da outra.”

Em um vídeo, os trabalhadores cantam: “Saúde e proteção, quarentena é a solução.” Confira:

A empresa, na 136, chamou a Polícia Militar (PM), segundo o entrevistado do portal. O Mais Goiás tentou contato com a corporação, mas ainda não teve retorno.

Ofício

Nesta quinta-feira, o deputado estadual delegado Eduardo Prado enviou um ofício ao governador Ronaldo Caiado (DEM) em que requere o reexame sobre a continuidade da prestação de serviço das empresas de call centers localizadas em Goiás. Segundo ele, o pedido foi feito após a solicitação dos manifestantes.

Coreia do Sul

Segundo informado pelo O Globo, a Coreia do Sul teve um novo salto de casos do novo coronavírus, na quarta-feira (18), após testes feitos em centenas de funcionários de uma call center, em Seul. Os 242 casos registrados surgem após 11 dias de retração nas infecções.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KCDC) informou que, destes, 90 têm ligação com a call center. Outros 200 trabalhadores foram testados e ainda se aguarda o resultado.

Com isso, o país registrou um total de 7.755 casos. É o pior surto da Ásia fora da China. Já o número de mortos aumentou de quatro para 63, na Coreia do Sul.

Respostas

Em nota, a BTCC Conexão Cliente esclarece que não existe nenhum colaborador da empresa contaminado pelo coronavirus. “É objetivo principal da BTCC proteger a saúde de seus colaboradores e assegurar a continuidade dos serviços prestados que são essenciais a população como atendimentos em áreas da Saúde, Segurança, Telecomunicações, Energia e demais órgãos como Governo e instituições públicas.”

Ainda segundo o texto, para garantir que esses serviços essenciais continuem sendo prestados à população nesse momento de avanço do Covid-19, a BTCC adotou as seguintes medidas: “intensificação da higienização dos ambientes comuns e postos de trabalho individuais; uso do home office nas atividades em que é possível do ponto de vista técnico e realização de trabalho remoto ou férias pelos trabalhadores com sessenta anos ou mais, com doenças cardíacas, diabete ou outras doenças graves e gestantes. A empresa esclarece que está atenta e cumprindo todas as recomendações orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e das autoridades de saúde brasileiras.”

*Atualizada às 17h33