Funcionários passam mal com vazamento de amônia em frigorífico de Pires do Rio (GO)
Assim que o vazamento de amônia começou, técnicos em segurança evacuaram todos os colaboradores para uma área externa
O frigorífico Friato teve um vazamento de amônia, na unidade de Pires do Rio, no sudeste de Goiás, na terça-feira (22). Segundo a empresa, sete funcionários passaram mal e precisaram ser levados ao hospital municipal da cidade para atendimento médico. Depois da avaliação, todo receberam alta e estão bem.
Ao Mais Goiás, a empresa disse que o vazamento foi causado devido uma interrupção no fornecimento de energia elétrica. Assim que o vazamento de amônia começou, técnicos em segurança evacuaram todos os colaboradores para uma área externa. Aqueles que se apresentavam mais afetados pela substância foram para o hospital.
Após a avaliação da equipe médica, os funcionários foram classificados como faixa verde (risco mínimo de agravos à saúde) e, em seguida, foram liberados para irem embora.
O frigorífico já retomou as atividades normalmente. Durante o ocorrido, o Corpo de Bombeiros não foi chamado pela empresa.
A Enel Goiás informou por meio de nota que registrou uma ocorrência transitória, às 04h07min, que durou um segundo. A distribuidora disse ainda que interrupções desse tipo podem ocorrer por diversos fatores externos.
Confira as notas oficiais sobre o vazamento de amônia
Nota da Enel Goiás
“A Enel Distribuição Goiás informa que, no caso da empresa em questão, houve uma ocorrência transitória às 04h07min do dia 22, com duração de 01 segundo. A Enel reitera que as interrupções transitórias na rede elétrica podem ocorrer por diversos fatores externos e que, por esse motivo, as empresas que operam com atividades que oferecem qualquer tipo de risco devem possuir sistemas de proteção adequados em operação que sejam capazes de absorver o impacto desses eventos externos, bem como garantir a segurança de operação de suas plantas.”
Nota da Friato
A Friato informa que na tarde de segunda-feira (22/03/2022) em função de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte da ENEL, ocorreu um pequeno vazamento de NH3 (amônia anidra), cujo mesmo fora rapidamente interrompido pelos operadores e técnicos responsáveis pelo setor de refrigeração.
O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) seguiu com procedimento de Resposta a Emergência e auxiliou na evacuação dos setores e todos os colaboradores foram encaminhados para o Ponto de Encontro. Ao total sete colaboradores foram encaminhados ao Hospital Municipal de Pires do Rio para avaliações médicas. Após a avaliação foram classificados como faixa Verde (risco mínimo de agravos à saúde) de acordo com o protocolo de Manchester (protocolo utilizado para fazer a classificação de risco em unidades de pronto socorro) e foram liberados.
As atividades da empresa retornaram após o controle e constatação da inexistência do risco químico.
A Friato reitera que atualiza periodicamente os procedimentos operacionais e treinamentos de segurança, considerando a saúde e integridade física de nossos colaboradores o nosso maior compromisso.