Funcionários terceirizados da Enel são presos por furtar e vender fios de cobre em Quirinópolis (GO)
Funcionários de uma empresa terceirizada da distribuidora de energia Enel foram presos, na quinta-feira (23),…
Funcionários de uma empresa terceirizada da distribuidora de energia Enel foram presos, na quinta-feira (23), suspeitos de furtar e vender fios de cobre de instalações da empresa, em Quirinópolis. A dupla, que é de Senador Canedo e prestava serviços nos municípios da região sudeste de Goiás, vendia os fios para receptadores de Goiânia. Com eles, agentes do Batalhão Rural da Polícia Militar apreenderam 30 metros de fios de cobre cortados.
Após denúncias, os policiais abordaram um veículo de uma das prestaras de serviço da Enel e realizaram uma vistoria na carroceria, onde encontraram os fios. Os questionar os dois funcionários, que estavam uniformizados no momento da abordagem, eles não souberam explicar o motivo do transporte dos fios. Os PMs entraram em contato com a empresa e foram informados que não havia nenhum veículo autorizado a fazer o transporte de fios de cobre já usados.
Ao serem questionados novamente, eles confessaram que furtaram os fios em pivôs de irrigação e estações de captação de água nas cidades de Rio Verde, Indiara, Paraúna e outros municípios da região sudoeste.
Os dois foram presos e encaminhados para a Central de Flagrantes de Rio Verde, onde prestaram depoimento e informaram que vendia os fios para receptadores da capital. Disseram ainda que a receptação era organizada por uma família e apontaram o endereço dos suspeitos.
Família de receptadores
A equipe se dirigiu até o endereço informado pelos funcionários e localizaram 300 kg de cobre em um galpão comercial que era usado para as negociações. Além disse, pai, mãe e filho foram presos suspeitos de receptar os fios de cobre e queima-los para comercializar o cobre bruto.
A família possuía uma rede grande de fornecedores e clientes. Em uma das vendas realizadas em setembro de 2021, os suspeitos faturaram R$ 35 mil. Os três foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Goiânia, onde seguem à disposição do Poder Judiciária.
Em nota, a Enel afirma que presta as informações necessárias para as autoridades a fim de esclarecer os fatos.
“A Enel Distribuição Goiás esclarece que está trabalhando em parceria com as autoridades policiais do estado para identificar casos de furtos e desvios de materiais. A companhia destaca que está prestando apoio com as informações necessárias e que está apurando o caso mencionado junto à empresa parceira responsável pelos colaboradores. A distribuidora ressalta, ainda, que adota rigorosos padrões éticos em suas operações e reprova qualquer tipo de desvio de conduta”, afirma.
Leia outras notícias no Mais Goiás
Após negociação em bar, funcionário apresenta atestado falso para o patrão e vai parar na delegacia
Funcionário de banco é investigado por gastar R$ 130 mil em nome de cliente em Goiânia
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Jessica Santos